Aventuras de arquiteto no antigo leito férreo de Bauru-SP: o caminhar como modalidade de pesquisa

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Data

2021-05-14

Autores

Souza, Lucas do Nascimento

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Por meio do caminhar como modalidade de pesquisa, este trabalho busca apreender espacialidades do antigo leito férreo da cidade de Bauru-SP. As ferrovias, responsáveis pelo desenvolvimento de muitas cidades do interior paulista e, no caso bauruense, seu principal motor, são um patrimônio urbano que conta a história da cidade por entre as estações, vilas operárias, oficinas, entre outros edifícios emblemáticos e, apesar da subutilização e abandono, podem se configurar como um território para muitas descobertas. Dessa maneira, buscamos aqui dar visibilidade à configuração atual do antigo leito férreo por meio do caminhar como prática estética, amparados pela teoria do arquiteto italiano Francesco Careri, de modo a construir uma cartografia. Ao registrar essa experiência, espera-se contribuir de modo que se revele um lugar urbano mais sensível aos imaginários, promovendo o descortinamento de realidades e subjetividades ainda pouco exploradas nesse contexto espacial, lançando alguns olhares que ampliem o debate sobre a possibilidade de redemocratização do antigo leito férreo, muitas vezes destruído, transfigurado ou deixado à mercê do tempo, mas que guarda singularidades que podem ser lidas pelo caminhar atento e perspicaz.
Through the development as a research modality, this paper seeks to apprehend spatialities of the old railroad bed of the city of Bauru-SP. The railroads, responsible for the development of many cities in the countryside of São Paulo and, in the case of Bauru, its main engine, are an urban heritage that tells the story of the city through stations, workers' villages, workshops and other emblematic buildings and, despite the underutilization and abandonment, can be configured as a territory for many discoveries. Thus, we seek here to give visibility to the current configuration of the old railroad bed through the development as an aesthetic practice, supported by the theory of the Italian architect Francesco Careri, in order to build a cartography. By registering this experience we hope to contribute in a way that reveals a more sensitive urban place to the imaginaries, promoting the unveiling of realities and subjectivities that are still little explored in this spatial context, casting some glances that broaden the debate about the possibility of re-democratization of the old railway bed, often destroyed, transfigured or left at the mercy of time, but that keeps singularities that can be read by attentive and perceptive analysis.

Descrição

Palavras-chave

Bauru-SP, Patrimônio urbano, Caminhar, Francesco Careri, Cartografia, Urban heritage, Development, Cartography

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