Análise da coerência entre os elementos do planejamento e os materiais produzidos por um grupo de professores de química em formação inicial

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-11-28

Autores

Gomes, Lucas Bombarda Marques

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This paper aims to analyze the coherence between the planning of a Didactic Sequence (SD), based on the socio-cultural model adopted by Giordan (2008), and the didactic materials planned for the application of this SD, both with two licenses of a course of study Chemistry graduation. The analyzes are fundamental to visualize the aspects considered important by the licenses and, therefore, characterize the second planning as rationalities discussed. For which objectives were analyzed, the different descriptors proposed by Giordan (2008), and which are important for the characterization of planning: general objective, specific objective, purpose, communicative approach and description of activities. After this analysis, characterize the supporting materials in relation to their manipulation by the students or the teacher. Conclude if license planning still has the effects of its environmental educational background, since it is presented as fragmented and based primarily on the reception transmission model. However, it was possible to identify some departures from this model, or it can be explained by the process experienced by DS production licenses based on the Topological Teaching Model. Thus, it is argued the need for discussions in undergraduate courses on the importance of support materials, and hold discussions on the influence of environmental training of students and ways of problems - with a view to overcoming them.
Este trabalho tem como objetivo a análise da coerência entre o planejamento de uma Sequência Didática (SD), baseada em um modelo sociocultural proposto por Giordan (2008), e os materiais didáticos planejados para a aplicação desta SD, ambos produzidos por duas licenciandas de um curso de Licenciatura em Química. As análises são fundamentais para se visualizar os aspectos considerados importantes pelas licenciandas e, assim, caracterizar o planejamento segundo as racionalidades discutidas. Para que o objetivo fosse atingido, analisou-se os diferentes descritores, propostos por Giordan (2008), e que são importantes para a caracterização do planejamento: objetivo geral, objetivo específico, propósito, abordagem comunicativa e descrição das atividades. Após essa análise, caracterizaram-se os materiais de apoio em relação a sua manipulação pelos alunos ou pelo professor. Conclui-se que o planejamento das licenciandas ainda apresenta aspectos derivados de sua formação educacional ambiental, uma vez que este se apresenta fragmentado e com base principal no modelo de transmissão-recepção. Porém, pudemos foi possível identificar alguns afastamentos deste modelo, o que pode ser explicado pelo processo vivenciado pelas licenciadas de produção de SD com base no Modelo Topológico de Ensino. Sendo assim, defende-se a necessidade de que sejam feitas discussões nos cursos de licenciatura acerca da importância dos materiais de apoio, além de se realizar discussões acerca da influência da formação ambiental dos estudantes e de formas de problematizá-la com vistas a sua superação.

Descrição

Palavras-chave

Modelo topológico de ensino, Materiais de apoio, Planejamento de materiais didáticos, Sequências didáticas, PIBID

Como citar