A transdisciplinaridade dos saberes circenses no Ensino Médio: um diálogo com a BNCC

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-05-28

Autores

Macari, Isabel de Almeida Telles

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente dissertação de Mestrado, a partir de uma pesquisa qualitativa e de estudo de caso, une-se a outros trabalhos que propõem a atividade circense em ambiente escolar como uma prática enriquecedora, tanto para alunos quanto docentes. Pensamos nas atividades circenses como uma contrapartida (ao estimular a criatividade, o autoconhecimento, o movimento, o trabalho em conjunto, etc.) ao ensino tradicional presente na maioria das escolas, visto que a prática circense trabalhada de forma crítica e não tecnicista possibilita um outro olhar sobre o ambiente escolar e do próprio praticante sobre ele mesmo. Este trabalho tem como objetivo a proposição de uma ação transdisciplinar para o Ensino Médio, na qual a atividade circense é utilizada como ferramenta pedagógica. Como resultado, planos de aula de cada disciplina foram elaborados e aprimorados por meio de entrevistas com docentes especializados. Apresentamos o projeto transdisciplinar a partir destes planos de aula, ao passo que utilizamos as habilidades presentes na BNCC, uma vez que, atualmente, este é o documento que dita o currículo das escolas, apesar de nossas críticas. Como uma forma de auxiliar na instrumentalização de docentes das escolas básicas, alguns jogos foram esquematizados e organizados em quadros.
This master thesis, through a qualitative research of case study, unites with other studies that propose circus activities at school as an enriching experience, for students as well as for teachers. Reflecting upon the circus activities as a counterpart (by stimulating creativity, self-knowledge, movement, collaborative effort, etc.) to the traditional way of teaching, available in the majority of schools today. If the circus activities are used in a critical and non-technical way, it allows the students a different view upon the school’s environment and a new perception about themselves. This thesis aims to develop the proposition of a transdisciplinar action for High School students, in which the circus activities are the main tool of learning. As a result, lesson plans of each subject were developed and enhanced by interviews with specialized faculty. We present the transdisciplinary project through lesson plans, whereas we use the abilities of BNCC (Base Nacional Comum Curricular), as, nowadays, this is the document that dictates the school’s curriculum, although we have our critics to BNCC. As a way of assisting in the faculty’s instrumentalisation, some games were schematized and organized in charts.

Descrição

Palavras-chave

Circo, Educação Escolar, Proposta Curricular, Transdisciplinaridade, Circus, School Education, Curriculum, Transdisciplinary

Como citar