Comparação gráfica da técnica do soco Gyaku Tsuki do karatê através de sistemas inerciais

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Data

2018-11-08

Autores

Serra, Marcela Sponchiado

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Nos últimos anos empresas de alta tecnologia tem investido no desenvolvimento de micropro cessadores cada vez menores. Estes permitiram a criação de dispositivos chamados “sistemas embarcados”, no qual contém um processador e vários conectores para sensores. Estas tecnolo gias têm sido aplicadas a dispositivos chamados “vestíveis”, que serão utilizados neste estudo. O objetivo é combinar biomecânica e tecnologia de vestíveis em artes marciais para que haja a possibilidade de obter resultados em tempo real e armazená-los para mensurar a evolução durante as práticas, como forma de motivação a persistir na busca por um melhor desenvolvi mento e mais segurança ao poder contar com a análise quantitativa de seus resultados, a qual abre margem para traçar novas metas a serem alcançadas. Estas medidas serão coletadas através da captação dos movimentos do soco feita por um dispositivo presente na luva do atleta. Fácil de ser aplicado, possível de ser filmado e abrangente no quesito de experiência dos atletas são algumas motivações para a escolha do golpe que se mostra imensamente eficaz em termos de aceleração e técnica. Ao serem captados os sinais do receptor serão enviados em forma encrip tada para um computador equipado com um programa. Enviados via rede wi-fi, o sinal coletado terá como resposta a formação de gráficos, com um layout acessível ao entendimento geral, que permitirá a determinação da eficácia do golpe. Sabe-se que um golpe lento não é eficaz e se efetuado de forma incorreta acarretará em possíveis lesões, por conta disso a importância de saber o quão ágil foi a aplicação e como proceder para melhorá-lo. Isto se torna ainda um incentivo maior, pois o treinador com acesso a esses dados poderá identificar mais rapidamente deficiências no treino de cada atleta e trabalhar para que a modalidade cresça. Este trabalho visa engrandecer as formas de análise do movimento do corpo e contribuir para a melhoria da desenvoltura dos treinos, abrindo margem para vários outros estudos e aplicações

Descrição

Palavras-chave

Arduino, Sistemas embarcados, Dispositivos vestíveis, Monitoração de golpes de karatê, Biomecânica esportiva

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