Escuta de mundo: arte sonora e suas possibilidades educacionais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-11-09

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O objetivo central deste trabalho é propor os conceitos de Escuta de Mundo e Sonoro-participativo, fundamentando-os através de uma perspectiva artístico-pedagógica e dialogando com a arte-sonora, transpondo assim esse conceito característico do hibridismo das artes visuais e da música para o campo educacional. O texto apoia-se, quanto à arte sonora, em autores como Murray Schafer, Rochelle Goldberg, Fernando Iazetta e Lilian Campesato. Na questão educacional, em autores como Paulo Freire, Teca de Alencar, François Delalande e Jorge Larrosa, bem como em obras de Chris Burden, Dudu Tsuda e Ernesto Neto. O trabalho é focado na proposta pedagógica, na abordagem educacional e nas aplicações da arte sonora dentro das experimentações da escuta, buscando compreender as possibilidades da arte sonora dentro da educação.
The main objective of this work is to propose the concepts of World Listening and Sound-participative, analyzing them through a pedagogical artistic perspective and dialoguing with a sound art, thus transposing this characteristic concept of the hybridity of visual arts and music to the educational field. The text is based, in terms of sound art, on authors such as Murray Schafer, Rochelle Goldberg, Fernando Iazetta and Lilian Campesato. In the educational issue, in authors such as Paulo Freire, Teca de Alencar, François Delalande and Jorge Larrosa, as well as in works by Chris Burden, Dudu Tsuda and Ernesto Neto. It is focused on the pedagogical proposal, the educational approach and the applications of sound art within listening experiments, seeking to understand the possibilities of sound art within education.

Descrição

Palavras-chave

Escuta de mundo, Sonoro-participativo, Arte sonora, Educação

Como citar