A utilização dos jogos educativos na conservação dos recursos hídricos

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Data

2022-02-01

Autores

Luiz, Joyce Aparecida Silva

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A água é um recurso natural indispensável para as atividades humanas e, deste modo, manter sua qualidade, bem como sua conservação, é essencial para a sociedade. A escola é um ambiente adequado para trabalhar a importância da água e as formas de preservá-la, visto que é um espaço propício para a criação de projetos e ações que visem a conservação dos recursos hídricos. Os jogos educativos podem contribuir nesse processo de formação e conscientização dos recursos naturais. O objetivo deste trabalho é identificar e analisar a partir dos pressupostos teóricos do “Estado da Arte” as contribuições dos jogos educativos no processo de ensino e aprendizagem, visando à conservação dos recursos hídricos com destaque para área urbana do município de Rio Claro/SP. O método de interpretação a ser utilizado é de caráter descritivo e qualitativo, ancorado nos preceitos do “Estado da Arte” sobre os jogos compreendendo os períodos de 2002 a 2019. Os jogos possibilitam as crianças vivenciarem situações diversas que envolvem o uso da água no ambiente urbano, além de conduzirem a uma atividade bem como à socialização. A partir dos resultados obtidos nesta pesquisa, verificou-se uma participação mais ativa na conservação dá água, despertando o interesse das crianças pelo meio ambiente e o compromisso de valorização e cuidado com os recursos naturais. Levando-se em conta os estudos realizados por profissionais da educação, os resultados apontaram a importância dos jogos educativos no processo de ensino-aprendizagem, atuando no desenvolvimento cognitivo, emocional e social do educando. Segundo os autores, o jogo estimula a criatividade, favorece o desenvolvimento de habilidades, maior interação entre aluno e professor, participação mais ativa. Portanto, o uso desse método no ambiente escolar é positivo para complementar a aprendizagem em sala de aula, um recurso didático e fundamental que pode contribuir na preservação e conservação dos recursos naturais.
Water is an indispensable natural resource for human activities and, thus, maintaining its quality, as well as its conservation for society. The school is an adequate environment to work on the importance of water and ways to preserve it, since it is a favorable space for the creation of projects and actions aimed at the conservation of water resources. Allied to educational games they can contribute to this process of formation and awareness of natural resources. The objective of this work is to identify and analyze from the theoretical assumptions of the "State of the Art" the contributions of educational games in the process of teaching and learning, aiming at the conservation of water resources with emphasis on the urban area of the city of Rio Claro / SP. The method of interpretation to be used is descriptive and qualitative, anchored in the precepts of the "State of the Art" on games covering the periods from 2002 to 2019. The games allow children to experience different situations that involve the use of water in the environment urban environment, in addition to leading to an activity as well as socialization. Based on the results obtained in this research, there was a more active participation in water conservation, arousing children's interest in the environment and a commitment to valuing and caring for natural resources. Taking into account the studies carried out by education professionals, the results showed the importance of educational games in the teaching-learning process, acting on the cognitive, emotional and social development of the student. According to the authors, the game stimulates creativity, favors the development of skills, greater interaction between student and teacher, more active participation. Therefore, the use of this method in the school environment is positive to complement classroom learning, a didactic and fundamental resource that can contribute to the preservation and conservation of natural resources.

Descrição

Palavras-chave

Ecologia, Educação, Jogos educativos, Água, Responsabilidade ambiental, Poluição, Preservação, Environmental responsibility, Education, Pollution, Preservation

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