A formação docente para a produção de textos: saber olhar, poder ver, reparar para melhor intervir
Alternative title
Teacher training for the production of texts: knowing how to look, being able to see, repairing for better interposeAuthor
Advisor
Date
2022-02-17Type
Graduate program
Educação - FCTView/ Open
Access rights

Metadata
Show full item recordAbstract
O estudo foi desenvolvido no interior da linha de pesquisa “Processos formativos, Ensino e Aprendizagem”, do Programa de Pós-Graduação em Educação (Doutorado) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente. Parte da questão problema: como os processos de formação continuada de professores podem contribuir para a melhoria do processo de ensino da produção textual? Objetiva analisar o processo de apropriação de conhecimentos didático-pedagógicos sobre produção, correção, refacção e avaliação de textos a partir de um programa de formação continuada para professores que lecionam em turmas de quinto ano do ensino fundamental e gestores da rede municipal de Birigui-SP, consideradas as necessidades do contexto pesquisado. Em decorrência das avaliações externas de sistemas, a ação pedagógica frequentemente tem foco na leitura em detrimento do trabalho com a produção textual. Essa fragmentação do ensino reflete nos processos de revisão, de refacção e de reescrita textual, que nem sempre acontecem de forma a contribuir para que as crianças desenvolvam habilidades de escrita. Crê-se que a mudança de concepção docente do ensino da produção textual ressignifica e altera sua prática, justificando a proposição de pesquisa-ação no modelo de intervenção, de natureza aplicada, descritivo-compreensiva, com abordagem qualitativa, de caráter construtivo-colaborativo, na área de Formação de Professores, por meio da qual se pretendeu agir na realidade pesquisada a fim de provocar mudanças em seu contexto, utilizando-se de estratégias formativas que envolveram tematização da prática e dupla conceitualização, em curso oferecido à rede municipal. Em consonância com o referencial teórico adotado, buscou-se priorizar a garantia da autonomia, a atitude responsiva ativa e a aprendizagem colaborativa de seus participantes, distanciando-se de modelos transmissivos que têm marcado programas brasileiros de formação continuada. Os dados gerados e as análises feitas revelam as dificuldades docentes no processo de proposição, correção e avaliação de textos, a reflexão acerca do que falam e do que fazem e a tentativa de modificar condutas e culturas que há muito vêm se perpetuando no universo escolar. Assim, o contributo desta tese é o modelo de formação que se construiu. Por meio dele, os participantes evidenciaram o fenômeno da tomada de consciência que pode levar ao desenvolvimento profissional que, por consequência, permite que se gerem impactos e seja validada a formação. Modelos formativos que valorizam o espaço coletivo, que atribuem protagonismo aos seus participantes, que consideram a prática como objeto de estudo mostram-se tendências bem-aceitas pelos professores. A partir da vivência desta pesquisa evidencia-se a necessidade da formação continuada assistida, em que o envolvimento de gestores de escola e de sistema sejam efetivos e visem a um projeto formativo de rede. A presença da universidade em grande parte atribuiu credibilidade ao que se propunha, mostrando a relevância das parcerias entre o ensino superior e as secretarias de educação. Os estudos desenvolvidos mostraram, ainda, a necessidade de adaptação do programa curricular municipal – o Plano de Ensino – em relação às exigências trazidas pela BNCC e pelo Currículo Paulista, o que não dispensa a leitura crítica desses documentos.
The study was developed in the interior of the research line “Formative Process, Teaching and Learning “, of the Post graduation in Education (doctorate degree) from State University of São Paulo (UNESP), Technology College of Presidente Prudente. Part of the question problem: how the continuated education process of teachers can contribute to the improvement of teaching textual production? It aims to analyze the process of appropriating didactic-pedagogical knowledge about production, correction, refactoring and evaluating texts from a programme of continuated formation for teachers who teach in fith grade classes of elementary school and managers from municipal schools of Birigui city, estate of São Paulo, considered from the research context. As a result of external system evaluations, the pedagogical action frequently focuses on reading in detriment of working with textual production. This fragmentation of teaching reflects in the review process of refactoring and the textual rewriting, which does not always happen so it helps children to develop writing skills. It is believed that the change of teacher’s conception teaching textual production reframes and alters its practice, justifying the proposition of action study in the intervention model, of and applied nature, descriptive-comprehensive, with a qualitative approach of collaborative-constructive character, in the area of Teacher training. Through which the intention was to act in the studied reality in order to provoke change in its context using training strategies that involve tematization of practice and dual conceptualization, in progress offered to municipal schools. In line with the adopted theoretical structure, we search for prioritize the guarantee of autonomy, an active responsive attitude and collaborative learning from its participants, distancing themselves from the transmissive models that have marked Brazilian continued education programs. The generated data and the analyzes done, reveal the teaching difficulties in the process of proposition, correction and evaluation of texts and reflection about what they say and do and the attempt of modifying the conducts and cultures that have been perpetuated in the school universe. Thus, the contribute of this thesis is the model of formation that was built. Through it, the participants highlighted the phenomenon of awareness that can lead to professional development which, therefore, allows the generation of impacts and the validation of the training. Formative models that value the coletive space, which attribute protagonism to their participants, who consider the practice as object of study, showing tendencies that are well accepted by the teachers. From the experience of this research, the need for assisted continued education is evidenced, in which the involvement of schools and systems managers are effective and aim at a network training project. The pressure of university widely attributed credibility to what was proposed, showing relevance of the partnerships between superior education and educational departments. The developed studies also showed the need for adaptation of the municipal curricular programme – the Teaching Plan - in relation of the demands brought by the BNCC and the curriculum of São Paulo, what does not dispense the critical reading of these documents.
How to cite this document
Keywords
Language
Collections
