Olhares de professores de educação física sobre o ensino de valores e atitudes no desenvolvimento dos esportes
Alternative title
Physical education teachers' views on the teaching of values and attitudes in the development of sportsAuthor
Advisor
Date
2022-03-10Type
View/ Open
Access rights

Metadata
Show full item recordAbstract
Entremeio a tantas mudanças, ainda podemos notar nas aulas de Educação Física que o enfoque segue mais centrado no ensino de como se joga determinado esporte e dos elementos sobre sua origem histórica/fatos relacionados aos dias atuais, do que aos valores. Ou melhor, fala-se do ensino de valores nas aulas, mas este processo costuma ser espontâneo e não sistematizado. Desta maneira, parece que nem sempre se estabelece ligação entre os comportamentos incorporados pelos alunos, no correspondente às atitudes morais, quando aprendem a jogar um determinado esporte. Neste sentido, o objetivo desse estudo foi compreender como os professores, atuantes nos anos finais do ensino fundamental, ao trabalharem com a unidade temática esportes nas aulas de Educação Física, ensinam valores e atitudes aos estudantes. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caracterizada como descritiva-interpretativa, teve a coleta realizada por meio de entrevista semiestruturada com cinco professores da rede pública estadual que atuavam nos anos finais do ensino fundamental. Foi identificado que os professores se apoiavam nos documentos normativos para desenvolverem esse ensino, mas acabavam se valendo mais de suas experiências devido às poucas informações trazidas por tais documentos.
How to cite this document
Language
Sponsor
Collections
