“O que estou fazendo neste lugar e quem sou eu?”: a loucura e o desejo feminino em Wide Sargasso Sea, de Jean Rhys

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-03-10

Autores

Nunes, João Lucas

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho tem como principal objetivo produzir uma análise crítica e interpretativa do romance Wide Sargasso Sea, publicado em 1966 pela escritora dominiquenha Jean Rhys, sob a perspectiva da representação da loucura e do desejo feminino, bem como do encarceramento e do isolamento psicológico aos quais a protagonista, Antoinette Cosway, é submetida. A obra de Rhys está no centro do debate dos estudos feministas e pós-coloniais de literatura inglesa, com temas relevantes como a violência do colonialismo britânico e o silenciamento da mulher colonizada e miscigenada. Antoinette Cosway é Bertha Mason, a mulher louca do sótão, personagem criada pela escritora inglesa Charlotte Brontë para o seu romance autobiográfico Jane Eyre (1847). Ao centralizar seu romance na personagem de Brontë, Rhys estabelece um diálogo constante e direto entre as duas obras, fazendo reverberar a ousadia e a importância da escrita de autoria feminina como luta pelo direito à escrita e à voz das mulheres. Jean Rhys dá à Bertha Mason uma segunda chance, a oportunidade de contar ao leitor a sua própria história, desmistificar o equívoco de seu casamento, o mistério por trás de suas origens e por trás de como fora parar no sótão de Thornfield Hall, na Inglaterra. Para tal, revisita a sua juventude em Coulibri, desde antes de seu casamento, e disputa o turno narrativo da obra com o seu marido. O suspense é elemento constante durante toda a narrativa, que não revela sequer o nome do esposo da protagonista. Na forma de dissertação de mestrado, a análise está dividida em três capítulos que buscam abarcar toda a complexidade da heroína e da obra mais aclamada de Jean Rhys, bem como as temáticas de gênero, raça e colonialismo. Além disso, a tese também traz a polêmica por trás da crítica de Rhys e de sua suposta escrita autobiográfica.
The main goal of this thesis is to make a critical and interpretative analysis of the novel Wide Sargasso Sea, published in 1966, by the Dominican writer Jean Rhys, from the perspective of the representation of madness and female desire, as well as the incarceration and psychological isolation of the main character, Antoinette Cosway . Rhys' work is at the center of the debate in feminist and post-colonial studies of English literature, bringing up relevant themes such as the violence of British colonialism and the silencing of colonized and creole women. Antoinette Cosway is Bertha Mason, the mad woman from the attic, a character created by the English novelisg Charlotte Brontë for her autobiographical novel Jane Eyre (1847). By centering his novel on Brontë’s character, Rhys establishes a constant and direct dialogue between the two narratives, making the boldness and importance of writing by female authors reverberate through the centuries as a struggle for the right to write and speak. Jean Rhys gives Bertha Mason a second chance, the opportunity to tell the reader her own story, demystify all the misconceptions about her marriage, the mystery behind her origins and how she ended up in the attic of Thornfield Hall. To do so, she needs to revisit her youth in Coulibri, since before her marriage, and dispute the narrative turn with her husband. Suspense is a constant element throughout the narrative, which does not even reveal the name of the protagonist's husband. In the form of a master's thesis, the analysis is divided into three chapters that seek to encompass all the complexity of the heroine and the most acclaimed work of Jean Rhys, as well as the themes of gender, race and colonialism. In addition, the thesis also brings up the controversy behind Rhys' criticism and her supposed autobiographical writing.

Descrição

Palavras-chave

Desejo, Feminino, Sexualidade, Loucura, Pós-colonial, Desire, Female, Madness, Sexuality, Postcolonial

Como citar