Atendimento a usuários com deficiência: contexto e formação de equipes em bibliotecas universitárias

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Data

2022-03-14

Autores

Wellichan, Danielle da Silva Pinheiro

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O usuário com deficiência em uma biblioteca pode representar desafios e grandes oportunidades de aprendizagem, convívio e reflexões para o bibliotecário e sua equipe. Com estatísticas que apontam o crescimento no número de matrículas desses estudantes, no Ensino Superior, é preciso proporcionar condições para que utilizem a biblioteca, oferecendo facilidades de acesso e repensando a acessibilidade que a envolve. Nesse cenário, recursos e equipamentos de Tecnologia Assistiva (TA) estão sendo adquiridos e disponibilizados nas bibliotecas, para proporcionar acesso à informação, mas seria isso o suficiente para o usuário com deficiência? Basta disponibilizar os materiais para que o usuário tenha facilidades de acesso à informação e ao conhecimento no Ensino Superior? E o atendimento desse usuário na biblioteca, como acontece? A partir de um diagnóstico prévio em uma biblioteca de uma instituição de Ensino Superior, associado aos subsídios teóricos que a literatura ofereceu ao longo do estudo e o que na prática se apresentou, foi proposto um curso de formação profissional com o objetivo de conhecer, sob a ótica dos participantes (equipe de biblioteca), como o usuário com deficiência é atendido; identificar como os recursos de TA são utilizados nesse espaço e avaliar como um curso de formação poderia contribuir para um cenário favorável para o usuário com deficiência. Por meio de um gerenciador de conteúdo on-line, foi criado um ambiente de interação e aprendizagem com videoaulas e formulários autoavaliativos disponibilizados e discutidos em grupo, para profissionais de oito bibliotecas de uma universidade pública. Posteriormente, os dados coletados foram analisados sob duas vertentes: uma quantitativa, com gráficos, tabelas e quadros; e a outra de forma qualitativa, com as transcrições dos relatos dos participantes. Resultados obtidos sinalizam que os profissionais sentem dificuldades em atender os usuários com deficiência devido à falta de conhecimento sobre suas necessidades e particularidades, o que reflete em atendimentos e serviços sem a efetividade planejada. Também apontam a necessidade de melhor otimização dos recursos e equipamentos de TA para que possam cumprir sua função nas bibliotecas. Conclui-se que a formação para questões que envolvam o usuário com deficiência nas bibliotecas é de grande importância para todos os envolvidos e deve ser realizada com frequência, tendo em vista as particularidades que envolvem cada condição e as novas matrículas que surgem no Ensino Superior, a cada ano letivo. Essa frequência pode ser favorecida por formações on-line, desde que bem planejadas e executadas dentro dos princípios reais da inclusão. Constatou-se, por fim, que ter os recursos e equipamentos de Tecnologia Assistiva na biblioteca não basta, é preciso que serviços sejam agregados a eles e, assim, as possibilidades de um atendimento inclusivo se tornem possíveis.
The user with a disability in a library may represent challenges and great opportunities for learning, socializing and reflections for the librarian and their team. Since statistics are pointing to a growth in the number of enrollments of these students in Higher Education, it becomes necessary to provide conditions for them to use the library, offering easiness of access and to rethink the accessibility that involves it. In this scenario, Assistive Technology (AT) resources and equipment are being acquired and made available in libraries, in order to provide access to information, but would that be enough for the user with a disability? Is it enough to make the materials available so that the user has easy access to information and knowledge in Higher Education? What about the attendance of this user in the library, how does it happen? From a previous diagnosis in a library of a Higher Education institution, associated with the theoretical suport that the literature offered throughout the study and what was presented in practice, a professional training course was proposed with the goal of knowing under the perspective of the participants (library team), how the user with a disability is served and how the AT resources are used in this space. Through an online content manager, an environment of interaction and learning was created with recorded classes and self-assessment forms were made available and discussed in groups, aiming professionals from eight libraries of a public university. After that, the collected data was analyzed from two perspectives: a quantitative one, with graphs, tables and charts; and the other qualitatively, with the transcripts of the participants' reports. The obtained results show that these professionals have difficulties in assisting users with disabilities due to the lack of knowledge about their needs and particularities, which reflects in care and services without planned effectiveness.The results also point to the need for better optimization of AT resources and equipment so that they can fulfill their role in the libraries. It is concluded that training for issues involving users with disabilities in libraries is of great importance for all involved and must be carried out frequently, given the particularities involving each condition and the new enrollments that happen in Higher Education each school year. This frequency can be favored by online training, as long as they are well planned and executed within the real principles of inclusion. Finally, it was found that having Assistive Technology resources and equipment in the library is not enough, it is necessary that services are added to them and, thus, the possibilities of an inclusive service become possible.
El usuario con discapacidad en una biblioteca puede representar desafíos y grandes oportunidades de aprendizaje, socialización y reflexión para el bibliotecario y su equipo. Con estadísticas que apuntan al crecimiento en el número de matrículas de estos estudiantes en la Educación Superior, es necesario brindarles las condiciones para el uso de la biblioteca, ofreciendo facilidades de acceso y repensando la accesibilidad que la envuelve. En este escenario, los recursos y equipos de Tecnología Auxiliar (TA) están siendo adquiridos y puestos a disposición en las bibliotecas, para facilitar el acceso a la información, pero ¿sería eso suficiente para el usuario con una discapacidad? ¿Es suficiente poner a disposición los materiales para que el usuario tenga fácil acceso a la información y al conocimiento en la Educación Superior? ¿Qué pasa con el servicio de este usuario en la biblioteca, cómo sucede? A partir de un diagnóstico previo en una biblioteca de una institución de Educación Superior, asociado a los subsidios teóricos que brindó la literatura a lo largo del estudio y lo presentado en la práctica, se planteó un curso de formación profesional con el objetivo de conocer, bajo la perspectiva de los participantes (equipo bibliotecario), cómo se atiende al usuario con discapacidad y cómo se utilizan los recursos de TA en este espacio. A través de un administrador de contenidos on line, se creó un ambiente de interacción y aprendizaje con videoclases y formularios de autoevaluación puestos a disposición y discutidos en grupos, para profesionales de ocho bibliotecas de una universidad pública. Posteriormente, los datos recolectados fueron analizados desde dos perspectivas: una cuantitativa, con gráficos, tablas y cuadros; y el otro cualitativamente, con las transcripciones de los informes de los participantes. Los resultados obtenidos indican que los profesionales tienen dificultades para asistir a los usuarios con discapacidad debido al desconocimiento de sus necesidades y particularidades, lo que se refleja en cuidados y servicios sin la efectividad prevista. También señalan la necesidad de una mejor optimización de los recursos y equipos de TA para que puedan cumplir su función en las bibliotecas. Se concluye que la capacitación en temas que involucran a los usuarios con discapacidad en las bibliotecas es de gran importancia para todos los involucrados y debe realizarse con frecuencia, dadas las particularidades que envuelven cada condición y las nuevas matrículas que surgen en la Educación Superior, cada año escolar. Esta frecuencia puede verse favorecida por las capacitaciones on line, siempre que estén bien planificadas y ejecutadas dentro de los principios reales de inclusión. Finalmente, se encontró que tener recursos y equipos de Tecnología Auxiliar en la biblioteca no es suficiente, es necesario que se les sumen servicios y, así, se posibiliten las posibilidades de un servicio inclusivo.

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Palavras-chave

Educação especial, Pessoa com deficiência, Bibliotecas universitárias, Curso de formação profissional, Tecnologia assistiva, Special education, Person with a disability, University libraries, Professional training course, Assistive technology, Persona com discapacidad, Curso de formación profesional

Como citar

Wellichan, Danielle da Silva Pinheiro. Atendimento a usuários com deficiência: contexto e formação de equipes em bibliotecas universitárias. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.