Trovão do Sul: Monsenhor Rosa e o projeto ultramontano em Franca (1860-1903)

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Data

2022-04-18

Autores

Tavares, Marcelo dos Reis

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O objetivo geral da pesquisa é compreender o processo de introdução do catolicismo conservador ou ultramontano na cidade paulista de Franca, a partir da biografia de Monsenhor Cândido Martins da Silveira Rosa. Em linhas gerais, o ultramontanismo foi um movimento da Igreja Católica, de caráter conservador, antimoderno e antiliberal, caraterizado pelo apoio irrestrito às determinações do papa. O auge do ultramontanismo ocorreu nos pontificados dos papas Pio IX (1846-1878) e Leão XIII (1878-1903), e os seus momentos mais representativos foram a promulgação do Syllabus Errorum condenando os “erros modernos” e a aprovação do dogma da infalibilidade papal no Concílio do Vaticano I (1869-1870). Nascido em Jacareí a 16 de janeiro de 1838, Cândido Rosa estudou no Seminário Episcopal de São Paulo, um dos principais centros difusores do ultramontanismo no Brasil, fundado e dirigido pelo bispo D. Antônio Joaquim de Melo. Padre Cândido foi indicado para Franca em 1860, quando tinha 22 anos de idade, ficando na condição de vigário encomendado até a data de seu falecimento, em 21 de setembro de 1903. Seu paroquiato foi marcado por importantes realizações nas esferas educacional, assistencial e devocional e por uma expressiva atuação na imprensa. Além disso, o pároco envolveu-se em inúmeros conflitos relacionados à sua intensa participação na política local e à sua luta em favor dos princípios ultramontanos. Por defender tenazmente os bispos D. Vital e D. Macedo Costa durante a Questão Religiosa (1872-1875), recebeu dos jornais do norte do país o apelido de “Trovão do Sul”.
The objective of the research is to understand the process of introduction of ultramontane Catholicism in the city of Franca, based on the biography of Monsenhor Cândido Martins da Silveira Rosa. The ultramontanism was a conservative, anti-modern and anti-liberal movement of the Catholic Church, characterized by unrestricted support for the pope's determinations. The height of ultramontanism occurred in the pontificates of Popes Pius IX (1846-1878) and Leo XIII (1878-1903), and its most representative moments were the promulgation of the Syllabus Errorum condemning “modern errors” and the approval of the dogma of infallibility Pope at the First Vatican Council (1869-1870). Born in Jacareí on January 16, 1838, Cândido Rosa studied at the Episcopal Seminary of São Paulo, one of the main centers for spreading ultramontanism in Brazil, founded and directed by Bishop D. Antônio Joaquim de Melo. Padre Cândido was appointed to Franca in 1860, when he was 22 years old, remaining in the condition of commissioned vicar until the date of his death, on September 21, 1903. His parish was marked by important achievements in the educational, assistance and devotional spheres. and for an expressive presence in the press. In addition, the parish priest was involved in numerous conflicts related to his intense participation in local politics and his struggle in favor of ultramontane principles. For tenaciously defending the bishops D. Vital and D. Macedo Costa during the Religious Question (1872-1875), he received the nickname “Thunder of the South” from newspapers in the north of the Brazil.
L'objectif général de la recherche est de comprendre le processus d'introduction du catholicisme conservateur ou ultramontain dans la ville de Franca, São Paulo, à partir de la biographie de Monsenhor Cândido Martins da Silveira Rosa. D'une manière générale, l'ultramontanisme était un mouvement conservateur, anti-moderne et antilibéral de l'Église catholique, caractérisé par un soutien sans restriction aux déterminations du pape. L'apogée de l'ultramontanisme s'est produite dans les pontificats des papes Pie IX (1846-1878) et Léon XIII (1878-1903), et ses moments les plus représentatifs ont été la promulgation du Syllabus Errorum condamnant les « erreurs modernes » et l'approbation du dogme de infaillibilité Pape au Concile Vatican I (1869-1870). Né à Jacareí le 16 janvier 1838, Cândido Rosa a étudié au Séminaire épiscopal de São Paulo, l'un des principaux centres de diffusion de l'ultramontanisme au Brésil, fondé et dirigé par Mgr D. Antônio Joaquim de Melo. Padre Cândido a été nommé à Franca en 1860, alors qu'il avait 22 ans, demeurant dans la condition de vicaire commissionné jusqu'à la date de sa mort, le 21 septembre 1903. Sa paroisse a été marquée par d'importantes réalisations dans les domaines de l'éducation, de l'assistance et de la dévotion. et pour une présence expressive dans la presse. De plus, le curé est impliqué dans de nombreux conflits liés à sa participation intense à la politique locale et à son combat en faveur des principes ultramontains. Pour avoir défendu avec ténacité les évêques D. Vital et D. Macedo Costa lors de la Question Religieuse (1872-1875), il reçut le surnom de «Tonnerre du Sudl» des journaux du nord du Brésil.

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Palavras-chave

Igreja Católica, Ultramontanismo, Monsenhor Rosa, Imprensa, Questão Religiosa, Catholic Church, Ultramontanism, Press, Religious Question, Église Catholique, Ultramontanisme, Presse, Question Religieuse

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