O papel da universidade na formação de competências socioemocionais do cirurgião-dentista

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Data

2018-10-01

Autores

Dias, Isabella Mamprim [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Cabe à Universidade preparar o acadêmico de forma integral a fim de desenvolver todas as competências que ele necessita para enfrentar os desafios do século 21. Enquanto o mundo abre espaço e cobra que os jovens sejam protagonistas de seu próprio desenvolvimento e de suas comunidades, o ensino tradicional ainda responde com modelos criados para atender demandas antigas. A realidade é que o ser humano é definitivamente complexo e, para desenvolvê-lo de maneira completa, é necessário incorporar estratégias de aprendizagem mais flexíveis e abrangentes. Uma das saídas para reconectar o indivíduo ao mundo onde vive passa pelo desenvolvimento de competências socioemocionais. Nesse processo, tanto crianças como adultos aprendem a colocar em prática as melhores atitudes e habilidades para controlar emoções, alcançar objetivos, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas e tomar decisões de maneira responsável, entre outros: enfim, ser resiliente. A resiliência é a capacidade de um indivíduo ou grupo lidar com uma situação adversa e superá-la, de forma a amadurecer com ela. A resiliência, como sinônimo de sucesso face ao risco, é um processo dinâmico, uma simbiose entre o interior e o exterior do ser humano num contexto social, resultado da interação de vários microssistemas (família, escola, amigos) e macrossistemas (comunidade, crenças, ideologias, valores e costumes, meios de comunicação, situação econômica e sistema educacional). O objetivo do presente trabalho é refletir sobre o papel da Universidade na formação de competências socioemocionais do Cirurgião-Dentista.
It is up to the University to prepare the academician in a holistic way in order to develop all the skills he needs to meet the challenges of the 21st century. While the world opens space and demands that young people be protagonists of their own development and their communities, traditional model still responds with models designed to meet old demands. The reality is that the human being is definitely complex and, in order to develop it fully, it is necessary to incorporate more flexible and comprehensive learning strategies. One of the ways to reconnect the individual to the world in which he lives is through the development of socio-emotional competences. In this process, both children and adults learn to put into practice the best attitudes and abilities to control emotions, achieve goals, demonstrate empathy, maintain positive social relationships and make responsible decisions, among others: in the end, being resilient. Resilience is the ability of an individual or group to cope with an adverse situation and overcome it in order to mature with it. Resilience, as a synonym for success in the face of risk, is a dynamic process, a symbiosis between the interior and exterior of the human being in a social context, resulting from the interaction of several microsystems (family, school, friends) and macrosystems (community, , ideologies, values and customs, means of communication, economic situation and educational system). The objective of the present study is to reflect on the role of the University in the formation of social-emotional competencies of the Dentist.

Descrição

Palavras-chave

Estudantes universitários, Desempenho acadêmico, Ensino superior, Universidades, Odontólogos, Dentists

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