Desenvolvimento de competências socioemocionais na formação do cirurgião-dentista

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-09-20

Autores

Calixto, Sthaelle Luiza Albuquerque [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O mercado de trabalho odontológico valoriza e busca o profissional que sabe utilizar as múltiplas dimensões de sua inteligência. Hoje não se vende apenas um produto ou serviço. Pelo contrário, vendem-se os benefícios decorrentes dos produtos e serviços destinados a um novo tipo de paciente/cliente: muito mais informado e ciente dos seus direitos e, portanto, muito mais exigente. E para que o cirurgião-dentista obtenha sucesso no atendimento desse paciente não basta apenas domínio das técnicas operatórias e conhecimento dos materiais odontológicos: é preciso competência no relacionamento com o paciente e com a equipe odontológica envolvida no tratamento, isto é, é preciso que o profissional reuna conhecimentos, habilidade técnica e competência socioemocional. As competências socioemocionais, inseridas no contexto da inteligência emocional, constituem um constructo de elevado interesse na investigação em Ciências Sociais, que envolve a capacidade de perceber os sentimentos, reconhecer e gerar emoções e compreendê-las com clareza, bem como regular os estados emocionais, com vista à promoção do desenvolvimento emocional e intelectual. A Teoria dos Big Five organiza as competências socioemocionais em cinco dimensões: Abertura a novas experiências (tendência a ser aberto a novas experiências estéticas, culturais e intelectuais); Consciência (inclinação a ser organizado, esforçado e responsável); Extroversão (orientação de interesses e energia em direção ao mundo externo, pessoas e coisas); Amabilidade (tendência a agir de modo cooperativo e não egoísta); Estabilidade Emocional (previsibilidade e consistência de reações emocionais, sem mudanças bruscas de humor). O propósito deste trabalho foi abordar a relação entre o projeto pedagógico e o desenvolvimento de competências socioemocionais na formação do cirurgião-dentista.
The dental labor market values and seeks professionals who know how to use the multiple dimensions of their intelligence. Today we do not sell just one product or service. On the contrary, the benefits of products and services for a new type of patient / client are sold: much more informed and aware of their rights and therefore much more demanding. And for the dentist to be successful in the care of this patient, it is not enough just to master the surgical techniques and knowledge of dental materials: it is necessary to have competence in the relationship with the patient and the dental team involved in the treatment, that is, the professional gather knowledge, technical skill and socio-emotional competence. Socio-emotional skills, inserted in the context of emotional intelligence, constitute a construct of high interest in social science research, which involves the ability to perceive feelings, recognize and generate emotions and understand them clearly, as well as regulate emotional states, to promote emotional and intellectual development. Big Five Theory organizes socio-emotional competences into five dimensions: Openness to new experiences (tendency to be open to new aesthetic, cultural and intellectual experiences); Awareness (inclination to be organized, hardworking and responsible); Extraversion (orientation of interests and energy towards the outside world, people and things); Kindness (tendency to act cooperatively rather than selfishly); Emotional Stability (predictability and consistency of emotional reactions, without sudden mood swings). The purpose of this paper was to address the relationship between the pedagogical project and the development of socio-emotional skills in the education of the dental surgeon.

Descrição

Palavras-chave

Estudantes de odontologia, Desempenho acadêmico, Ensino superior, Students, Dental

Como citar