José de Alencar, leitor de si mesmo

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Data

2022-07-27

Autores

Lima, Lilian Tigre

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Nesta tese de doutorado, buscamos revisitar a história da recepção crítica da obra de José de Alencar, tendo o olhar direcionado não para as leituras que outros fizeram sobre essa ficção, mas para a leitura que o literato deixou sobre si mesmo. Assim, sem pretender fazer deste estudo uma abordagem linear e exaustiva da avaliação que os livros de Alencar receberam ao longo dos séculos XIX e XX, nosso intuito foi debater, a partir das polêmicas e dos demais textos de natureza crítica, as “ações” do escritor em favor da própria recepção futura. Entre outros aspectos, analisamos de que maneira Alencar, em especial aquele da maturidade (1871-1877), ao apresentar-se como leitor de modelos pouco aproximados de sua obra por seus contemporâneos, parece induzir a crítica a “aceitar” essa vinculação, lançando os holofotes para outras imagens de si como escritor. Tratou-se, pois, de considerar o pensamento crítico de José de Alencar (MARTINS, 2005) ou, mais precisamente, de compreender o esforço exercido por ele no movimento pela própria permanência. Para um entendimento mais aprofundado do efeito dessas “ações”, recorremos aos conceitos de “reputação”, “celebridade” e “glória” (LILTI, 2014). Embora Antoine Lilti, em seu estudo, tenha os olhos voltados para o cenário europeu dos séculos XVIII e XIX, a conceitualização apresentada pelo historiador francês oferece nuances que, a nosso ver, permitem pensar com maior acuidade as chamadas “formas de notoriedade” do nome e da obra de José de Alencar, em seu presente e em sua posteridade. Finalmente, buscamos analisar as dinâmicas produzidas por cada atitude crítica, em movimento e em conflito, a fim de compreender de que maneira contribuem, junto a demais fatores históricos e sociais, para o desvendamento de outras facetas do escritor, esse glorioso “desconhecido” (AMOROSO LIMA, 1965; PELOGGIO, 2009).
In this PhD dissertation, we aim to revisit the history of the critical reception of José de Alencar's work by not looking at others' readings of this fiction, but rather for the reading left by the author on himself. Thus, with no intention of making this study into a linear and exhaustive overview of the assessment given to Alencar's books over the 19th and 20th centuries, our intention was to discuss, based on the polemics and the other texts of critical nature, the writer's "actions" in favor of his own future reception. Among other aspects, we have analyzed to what extent the writer, especially the “Alencar of maturity” (1871-1877), when presenting himself as a reader of models that were not very close to his work by his contemporaries, seems to induce critics “to accept” this link, casting the spotlight on other images of himself as a writer. Therefore we have tried to consider José de Alencar's critical mindset (MARTINS, 2005) or, in more specific terms, to understand the efforts exerted by him in the motion for his own permanence. For a deeper understanding on the effect of these "actions", we use the concepts of "reputation", "celebrity" and "glory" (LILTI, 2014). Although Antoine Lilti have had his eyes focused on the European scenario of the 18th and 19th centuries in his study, the conceptualization presented by the French historian offers nuances that, in our view, allow us to think more accurately about the so-called "forms of notoriety" of José de Alencar's name and work in his present and posterity. Finally, we aim to analyze the dynamics produced by each critical attitude, in movement and conflict, to understand how they contribute, along with other historical and social factors, to unveil the different facets of the writer, this glorious “unknown” (AMOROSO LIMA, 1965; PELOGGIO, 2009)

Descrição

Palavras-chave

José de Alencar, Recepção Crítica, Posteridade, Glória, Critical reception, Posterity, Glory

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