Aprendizagem baseada em projetos no ensino do Design: uma perspectiva dos coordenadores e docentes de cursos técnicos de Comunicação Visual de escolas técnicas estaduais de São Paulo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-11-27

Autores

Rocha, Agnacilda Silva

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa qualitativa exploratória buscou entender como acontecem as fases de idealização, aplicação e conclusão de projetos, além da interação entre os diversos atores em cursos técnicos de Comunicação Visual – CV ofertados em escolas técnicas estaduais – Etecs na cidade de São Paulo e região metropolitana, considerando o método de Aprendizagem Baseada em Projetos – ABP, identificado pelo termo Project Based Learning – PBL. Foram investigados aspectos considerados relevantes quanto ao uso da ABP / PBL no ensino do design, coletando a opinião de docentes e coordenadores de cursos técnicos de CV. Foram realizadas entrevistas com esses professores e coordenadores, ponderando itens relacionados à criação dos projetos, à realização deles, assim como à avaliação dos resultados e à concepção das propostas como um todo. Foram pontuados dados referentes à interação entre as pessoas envolvidas, gerando parâmetros que podem auxiliar a alinhar as estratégias de realização de um projeto considerando as diferentes experiências e interesses, os ruídos na comunicação e as expectativas no processo de ensino-aprendizagem. Foi reconhecido nos projetos o potencial em motivar a autonomia na aprendizagem, como também, a interação na comunidade escolar. Acredita-se, com isso, ter disponibilizado informações que possam dar maiores referências quanto à criação, aplicação, avaliação e interação no trabalho com projetos no ensino de design, se tratando de cursos técnicos de Comunicação Visual.
This exploratory qualitative research pursue to understand how stages of idealization, application and conclusion of projects, as the interaction between various actors in technical Visual Communication courses offered in state technical schools - Etecs in São Paulo city and metropolitan region, considering the Project Based Learning method – PBL. Aspects considered relevant were investigated regarding use of PBL in design education, collecting opinions of teachers and coordinators of technical Visual Communication courses. Interviews were conducted with these teachers and coordinators, considering items related to creation, realization, as well evaluation of results and design of the projects proposals as a whole. Data on interaction among people involved were pointed, creating parameters which can help to align strategies to accomplish a project considering various experiences and interests, noises in communication and expectations in teaching-learning process. Was recognized the use of PBL motivate autonomy in learning, also interaction in the school community. Therefore, it is believed to have provided information which can give greater references about creation, application, evaluation and interaction in the use of PBL in teaching of design, in technical Visual Communication courses

Descrição

Palavras-chave

Aprendizagem Baseada em Projeto, Ensino do Design, Comunicação Visual, Educação profissional, Project-Based Learning, Teaching of design, Visual communication, Professional education

Como citar