Logotipo do repositório
 

Publicação:
O lúdico no ensino de química: revisão bibliográfica e proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica no ensino médio

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Souza, Aguinaldo Robinson de

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Química - FC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este presente trabalho em nível de graduação descreve pesquisa do tipo qualitativa de revisão bibliográfica. Espera-se no geral uma possível contribuição para a compreensão do uso de aspectos do lúdico em geral e dos jogos em específico nas salas de aula de Química, além de buscar visualizar como o uso dos jogos e outras ferramentas lúdicas vem sendo abordado pela literatura recente voltada ao ensino de química no Brasil. Por fim, é apresentada proposta de sequência didática no ensino de conceitos de química orgânica voltada ao ensino médio que busca contemplar aspectos lúdicos e de ciência tecnologia sociedade e meio ambiente.

Resumo (inglês)

This present undergraduate work describes qualitative research, bibliographic review. A possible contribution to understanding the use of aspects of play in general and games in specific at chemistry classrooms is expected to understand aspects of play, as well as seeking to visualize how the use of games and other playful tools has been approached by recent literature focused on chemistry teaching in Brazil. Finally, a didactic sequence proposal is presented in the teaching of concepts of organic chemistry that seeks to contemplate playful aspects and science technology society and the environment.

Descrição

Palavras-chave

Ludicidade, Jogos didáticos, Ensino de química, Química orgânica, Funções orgânicas, Playfulness, Didatic games, Chemistry teaching, Organic chemistry, Organic functions

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação