Publicação: O lúdico no ensino de química: revisão bibliográfica e proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica no ensino médio
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Souza, Aguinaldo Robinson de 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Química - FC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este presente trabalho em nível de graduação descreve pesquisa do tipo qualitativa de revisão bibliográfica. Espera-se no geral uma possível contribuição para a compreensão do uso de aspectos do lúdico em geral e dos jogos em específico nas salas de aula de Química, além de buscar visualizar como o uso dos jogos e outras ferramentas lúdicas vem sendo abordado pela literatura recente voltada ao ensino de química no Brasil. Por fim, é apresentada proposta de sequência didática no ensino de conceitos de química orgânica voltada ao ensino médio que busca contemplar aspectos lúdicos e de ciência tecnologia sociedade e meio ambiente.
Resumo (inglês)
This present undergraduate work describes qualitative research, bibliographic review. A
possible contribution to understanding the use of aspects of play in general and games in
specific at chemistry classrooms is expected to understand aspects of play, as well as seeking
to visualize how the use of games and other playful tools has been approached by recent
literature focused on chemistry teaching in Brazil. Finally, a didactic sequence proposal is
presented in the teaching of concepts of organic chemistry that seeks to contemplate playful
aspects and science technology society and the environment.
Descrição
Palavras-chave
Ludicidade, Jogos didáticos, Ensino de química, Química orgânica, Funções orgânicas, Playfulness, Didatic games, Chemistry teaching, Organic chemistry, Organic functions
Idioma
Português