Cotas no Ensino Superior: um estudo sobre a trajetória de identidade e reconhecimento do estudante cotista e seu ingresso na Universidade Pública

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-09-16

Autores

Ladeira, Mariana Rosa Alves

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente pesquisa se propôs a conhecer a trajetória pessoal, histórica e social do estudante cotista da Unesp, a fim de desvelar os impactos em seu processo de reconhecimento e construção de sua identidade, que o conduziram ao ingresso em uma Universidade Pública. A pesquisa tem caráter exploratório, de abordagem quantitativa e qualitativa, o método utilizado é o dialético, situando o trabalho na dinâmica da realidade brasileira. Envolve revisão de literatura, levantamento bibliográfico, pesquisa documental e pesquisa de campo. O cenário do estudo é a UNESP - Universidade Estadual Paulista, campus de Franca, e os sujeitos são discentes dos cursos de Serviço Social e Direito. Foram analisados os dados socioeconômicos dos discentes dos cursos supracitados, e construído um perfil comparativo. Em momento posterior, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com alunos cotistas dos referidos cursos. Os dados foram sistematizados e analisados por meio da análise de conteúdo e análise de discurso, valendo-se das categorias: reconhecimento, identidade, habitus e capital cultural. Os resultados apontam que a trajetória dos cotistas possui fragilidades econômicas e sociais de direitos que lhes foram negados ao longo da vida, e que, mesmo após o ingresso na Universidade, ainda há limitações para conseguirem se dedicar exclusivamente aos estudos. Também destaca a relevância da Universidade na luta por reconhecimento do cotista, assim como na construção da sua identidade pessoal e coletiva, se organizando por meio dos coletivos, com visão crítica a respeito da desigualdade, preconceito e exclusão social. Espera-se que a pesquisa contribua para a atualização e formulação de Políticas Públicas em busca da democratização da Universidade Pública para todas as classes sociais.
The present research proposed to know the personal, historical and social trajectory of the quota student at Unesp, in order to reveal the impacts on their process of recognition and construction of their identity, which led to their entry into a public university. The research has an exploratory character, with a quantitative and qualitative approach, the method used is dialectical, placing the work in the dynamics of the Brazilian reality. It involves literature review, bibliographic survey, documental research and field research. The study setting is UNESP - Universidade Estadual Paulista, Franca campus, and the subjects are students of Social Work and Law courses. The socioeconomic data of the students of the aforementioned courses were analyzed, and a comparative profile was constructed. At a later time, semi-structured interviews were carried out with quota students from those courses. Data were systematized and analyzed through content analysis and speech analysis, using the following categories: recognition, identity, habitus and cultural capital. The results indicate that the trajectory of quota students has economic and social fragilities of rights that were denied throughout their lives, and that, even after entering the University, there are still limitations to be able to dedicate themselves exclusively to studies. It also highlights the importance of the University in the struggle for recognition of the quota holder, as well as in the construction of their personal and collective identity, organizing itself through collectives, with a critical view of inequality, prejudice and social exclusion. It is expected that the research will contribute to the updating and formulation of Public Policies in search of the democratization of the Public University for all social classes.
La presente investigación se propuso conocer la trayectoria personal, histórica y social del estudiante de cuota en la Unesp, con el fin de revelar los impactos en su proceso de reconocimiento y construcción de su identidad, que lo llevó a ingresar a una Universidad Pública. La investigación tiene un carácter exploratorio, con enfoque cuantitativo y cualitativo, el método utilizado es dialéctico, ubicando el trabajo en la dinámica de la realidad brasileña. Implica revisión de literatura, levantamiento bibliográfico, investigación documental e investigación de campo. El escenario de estudio es la UNESP - Universidade Estadual Paulista, campus Franca, y los sujetos son estudiantes de las carreras de Trabajo Social y Derecho. Se analizaron los datos socioeconómicos de los estudiantes de los cursos mencionados y se construyó un perfil comparativo. Posteriormente, se realizaron entrevistas semiestructuradas a alumnos cupos de dichos cursos. Los datos fueron sistematizados y analizados a través del análisis de contenido y del discurso, utilizando las siguientes categorías: reconocimiento, identidad, habitus y capital cultural. Los resultados indican que la trayectoria de los estudiantes de cuota tiene debilidades económicas y sociales de derechos que le fueron negados a lo largo de su vida, y que, aún después de ingresar a la Universidad, aún existen limitaciones para poder dedicarse exclusivamente a los estudios. También destaca la importancia de la Universidad en la lucha por el reconocimiento del cupo, así como en la construcción de su identidad personal y colectiva, organizándose a través de colectivos, con una visión crítica de la desigualdad, el prejuicio y la exclusión social. Se espera que la investigación contribuya a la actualización y formulación de Políticas Públicas en busca de la democratización de la Universidad Pública para todas las clases sociales.

Descrição

Palavras-chave

Ensino superior, Sistema de cotas, Ações afirmativas, Universidades, Educação, University education, Quota system, Affirmative Actions, Universities, Education, Educación superior, Sistema de cuotas, Acciones afirmativas, Universidades, Educación

Como citar