Análise das modalidade e da estruturação dos conteúdos esportivos da Base Nacional comum curricular e do novo currículo paulista
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Data
Autores
Orientador
Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Educação Física - FC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Essa pesquisa de caráter qualitativo busca por meio da análise documental entender a
estruturação e escolha dos conteúdos esportivos na BNCC e no Novo Currículo do Estado
de São Paulo. Os conteúdos esportivos são estipulados por meio da elaboração de
currículos, que são documentos normativos educacionais guiados por objetos e valores
sociais das classes detentoras do poder estatal. Os conteúdos esportivos de ambos os
documentos são então estruturados dentro da Disciplina de Educação Física e das
Unidades Temáticas dos Esportes. Para a coleta de dados, foram realizadas análises
documentais, da BNCC do Novo Currículo Paulista e todos os seus materiais de apoio ao
currículo. Já para análise de dados, foi utilizado o método da análise de discurso de
Pêcheux. Após essa análise, foi constatado por intermédio das considerações retiradas dos
objetos de estudo. Com o estudo, podemos constatar que ambos os documentos seguem o
alinhamento estrutural voltado para a difusão de valores e conceitos neoliberais, e isso
acarreta em um impacto na seleção de conteúdos esportivos e principalmente nos
direcionamentos pedagógicos dos conteúdos.
Resumo (inglês)
This qualitative research seeks, through This qualitative research seeks, through
document analysis, to understand the structure and choice of sports content in the
BNCC and in the New Curriculum in the State of São Paulo. Sports content is
stipulated through the elaboration of curricula, which are normative educational
documents guided by objects and social values of the classes that hold state power.
The sports contents of both documents are then structured within the Discipline of
Physical Education and the Thematic Units of Sports. For data collection, document
analyzes were carried out, of the BNCC of the new Paulista curriculum and all its
curriculum support materials. For data analysis, Pêcheux's discourse analysis
method was used. After this analysis, it was verified through considerations taken
from the objects of study. With the study, we can see that both documents follow the
structural alignment aimed at the dissemination of neoliberal values and concepts,
and this has an impact on the selection of sports content and especially on the
pedagogical directions of the content.
Descrição
Palavras-chave
Esportes escolares, Educação Física, Currículos, Base Nacional Comum Curricular, Currículo do estado de São Paulo, BNCC, Curriculum paulista, Sports content
Idioma
Português