Ioga na educação infantil: as vozes das crianças
Carregando...
Data
2022-03-16
Autores
Santos, Mariana Ferreira dos
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Resumo
This work analyzed the receptiveness of kindergarten children to yoga classes,
we sought to identify feelings and opinions, as well as body perceptions
awakened by experiences. Yoga is characterized as a form of integral education
for children, using the corporeal-sensorial experience lived by the children.
It also contributes to the development of the child, thus developing strength,
flexibility, coordination, balance, body awareness, concentration and
self confidence. The qualitative research was carried out in a kindergarten
municipality of Bauru, in the interior of São Paulo. 27 children of both genders participated.
comprising the age group between two and five years and the teacher responsible for
class.
Esse trabalho analisou a receptividade das crianças da educação infantil nas aulas de ioga, buscou-se identificar os sentimentos e opiniões, assim como as percepções corporais despertadas pelas vivências. A ioga se caracteriza como uma forma de educação integral para crianças, utilizando-se da experiência corpóreo-sensorial vivenciada pelas crianças. Também contribui para o desenvolvimento da criança, desenvolvendo assim força, flexibilidade, coordenação, equilíbrio, consciência corporal, concentração e autoconfiança. A pesquisa de caráter qualitativa, foi realizada em uma escola infantil municipal de Bauru, interior de São Paulo. Participaram 27 crianças, de ambos os gêneros, compreendendo a faixa etária entre dois e cinco anos e a professora responsável pela turma.
Esse trabalho analisou a receptividade das crianças da educação infantil nas aulas de ioga, buscou-se identificar os sentimentos e opiniões, assim como as percepções corporais despertadas pelas vivências. A ioga se caracteriza como uma forma de educação integral para crianças, utilizando-se da experiência corpóreo-sensorial vivenciada pelas crianças. Também contribui para o desenvolvimento da criança, desenvolvendo assim força, flexibilidade, coordenação, equilíbrio, consciência corporal, concentração e autoconfiança. A pesquisa de caráter qualitativa, foi realizada em uma escola infantil municipal de Bauru, interior de São Paulo. Participaram 27 crianças, de ambos os gêneros, compreendendo a faixa etária entre dois e cinco anos e a professora responsável pela turma.
Descrição
Palavras-chave
Ioga, Educação infantil, Educação física, Early childhood education, Physical education