Ioga na educação infantil: as vozes das crianças

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-03-16

Autores

Santos, Mariana Ferreira dos

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This work analyzed the receptiveness of kindergarten children to yoga classes, we sought to identify feelings and opinions, as well as body perceptions awakened by experiences. Yoga is characterized as a form of integral education for children, using the corporeal-sensorial experience lived by the children. It also contributes to the development of the child, thus developing strength, flexibility, coordination, balance, body awareness, concentration and self confidence. The qualitative research was carried out in a kindergarten municipality of Bauru, in the interior of São Paulo. 27 children of both genders participated. comprising the age group between two and five years and the teacher responsible for class.
Esse trabalho analisou a receptividade das crianças da educação infantil nas aulas de ioga, buscou-se identificar os sentimentos e opiniões, assim como as percepções corporais despertadas pelas vivências. A ioga se caracteriza como uma forma de educação integral para crianças, utilizando-se da experiência corpóreo-sensorial vivenciada pelas crianças. Também contribui para o desenvolvimento da criança, desenvolvendo assim força, flexibilidade, coordenação, equilíbrio, consciência corporal, concentração e autoconfiança. A pesquisa de caráter qualitativa, foi realizada em uma escola infantil municipal de Bauru, interior de São Paulo. Participaram 27 crianças, de ambos os gêneros, compreendendo a faixa etária entre dois e cinco anos e a professora responsável pela turma.

Descrição

Palavras-chave

Ioga, Educação infantil, Educação física, Early childhood education, Physical education

Como citar