Logotipo do repositório
 

Publicação:
A influência dos processos que buscam a autoformação: uma leitura através da fenomenologia e da Semiótica Social

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Os Estágios Supervisionados são disciplinas integradoras entre o conhecimento específico e os conhecimentos pedagógicos. Neste trabalho, apresentamos resultados de uma pesquisa realizada com Licenciandos em Química utilizando a Metodologia Investigativa. O objetivo foi buscar as percepções dos sujeitos a respeito da própria aprendizagem e sua transferência ao processo de ensino. Utilizou-se o referencial proposto pela Fenomenologia e Semiótica Social para a análise dos dados. Confirmaram-se o potencial da metodologia no desenvolvimento metacognitivo dos sujeitos e na evolução de suas concepções. Estes valorizam a construção de estratégias de aprendizagem como um processo pessoal e profissional. A reflexão levou-os a reconhecer a complementaridade entre ensinar e aprender, como processos indissociáveis, e geradores de conhecimentos aplicáveis à atividade profissional.

Resumo (inglês)

Teaching Practices are integrative discipline between the specific knowledge and the pedagogical knowledge. In this work, we present the results of a research carried through with future teachers in Chemistry, using the Investigative Methodology. The objective was to seek the perceptions of the students about their own learning and its transference to the educational process. We used the benchmark proposed by the Phenomenology and Social Semiotic for the data analysis. It has confirmed the potential of the methodology in the students metacognitive development and in the evolution of their conceptions. They value the construction of learning strategies as a personal process and professional knowledge. The reflection led them to recognize the complementarity between teaching and learning processes inseparable, and its application to the professional activity.

Descrição

Palavras-chave

Prática de ensino de Química, Metodologia investigativa, Desenvolvimento metacognitivo, Fenomenologia, Formação de professores, Practical of Chemistry Education, Investigative Methodology, Metacognitive Development, Fenomenology, Teachers formation

Idioma

Português

Como citar

Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 2, p. 359-382, 2009.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação