Festa do tropeiro de silveiras: uma abordagem folkcomunicacional

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012-08-24

Autores

Botelho, Daira Renata Martins [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Idade mídia é o termo usado por Antônio C. Rubim para definir a sociedade contemporânea. Entretanto, apesar dessa imersão midiática, é possível encontrar manifestações que se mantêm vivas em meio a esse turbilhão de veículos de comunicação e informação; e é por meio da transmissão de conhecimentos, histórias e tradições que elas se perpetuam e podem ser vistas séculos depois de seu surgimento. A manifestação que ilustra a pesquisa é a Festa do Tropeiro que acontece há mais de 30 anos na cidade de Silveiras, interior de São Paulo. Nascida de um rancho tropeiro, Silveiras buscou, na história de sua origem, os elementos para ajudar a cidade a prosperar. A festa representa um organismo complexo de comunicação, pois tem influência social, econômica e organizacional, elementos sob os quais se dedicou esta pesquisa, com o objetivo de verificar como se dão tais relações com o poder público, a mídia e a comunidade. Por meio de observação participante, aplicação de questionário, análise qualitativa com dois jornais impressos e da técnica da entrevista, com embasamento na teoria da Folkcomunicação, pode-se perceber que a intermediação comunicacional permeia a festa, que se configura, na atualidade, como uma manifestação reinventada, com preservação de alguns traços existentes em seu surgimento; centrada nas relações de economia e mercado, com o objetivo de vender cultura como espetáculo; e o tropeiro vai sendo, gradativamente, suprimido por outros motivos tidos como modernos e mais atraentes para o público
Age media is the term used by Antonio C. Rubim to define contemporary society. However, despite this immersion media, you can find events that remain alive in the midst of this whirlwind of media and information, and it is through the transmission of knowledge, stories and traditions that they perpetuate centuries and can be seen after its emergence. The demonstration ilustrates that research is the Festa do Tropeiro what happens over 30 years in the town of Silveiras. São Paulo. Born of a tropeiro's ranch, Silveiras sought in the history of its origin. The elements to help the city prosper. The party represents a complex organism of communication, it has influenced social, economic and organizational factors upon which was dedicated this research, in order to see how give such relations with the government, the media and the community. Through participant observation, questionnaires, qualitative analysis with two newspapers and the interview technique, with grounding in the theory of folk communication, one can see that the mediation communication pervades the party, which constitutes, nowadays, as a manifestation reinvented, with preservation of some existing features in their appearance; focused on relations and market economy, aiming to sell culture as entertainment and spectacle, and the tropeiro being gradually suppressed for other reasons perceived as modern and more attractive to the public

Descrição

Palavras-chave

Comunicação, Cultura, Midia (Publicidade) - Planejamento, Festas folclóricas, Tropeiros, Communication

Como citar

BOTELHO, Daira Renata Martins. Festa do tropeiro de silveiras: uma abordagem folkcomunicacional. 2012. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2012.