A identidade do brasileiro segundo o Le Monde Diplomatique Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010-08-20

Autores

Soares, Maíra Ferreira Valladares [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A questão da identidade no mundo contemporâneo, a forma como a mídia colabora para a construção identitária e, mais especificamente, qual é identidade do brasileiro segundo o jornal Le Monde Diplomatique Brasil formam o objeto e investigação deste trabalho. Intrigados pela dúvida intrínseca a cada ser humano em busca da compreensão de si mesmo e certos de que os meios de comunicação atuam de forma determinante na construção da resposta a essa questão, nos propusemos a investigar a identidade do brasileiro em uma publicação recente, com menos de três anos de existência no país. Para tal, dividimos nossa pesquisa em duas etapas: discussão teórica e análise da publicação. Iniciamos o trabalho abordando o conceito de identidade, as mudanças sufridas por ele ao longo do tempo e a questão da identidade nacional face à globalização. Em seguida, discorremos sobre a comunicação como uma atividade simbólica, o surgimento dos meios de comunicação e suas implicações sociais e a questão da recepção visando evidenciar o papel significativo da mídia na construção das identidades. Continuamos apresentando o histórico, a linha editorial e algumas características da publicação a ser analisada. Buscamos ainda compor um conjunto de ideias teóricas que nos ajudem a decodificar os textos de nosso objeto de estudo, trataremos do processo de construção da notícia, expondo as implicações da seleção das notícias na construção da realidade, critérios de noticiabilidade e as influências sofridas pela produção jornalística. Por fim, apresentamos uma análise, baseada na metodologia da Análise de Conteúdo, das doze edições que compõem o primeiro ano de circulação do Le Monde Diplomatique Brasil. Acreditamos que esta dissertação pode colaborar para a construção do conhecimento científico na medida em que trata da questão das identidades...
The question of the identity in the contemporary world the way media collaborates for identity construction and, more specifically, which is the Brazilian identity according to the periodical Le Monde Diplomatique Brasil are the objects of study and inquiry of this paper. Intrigued by the intrinsic doubt to each human being looking for the understanding of theirself and certain that the media has an important role in the construction of the answer to this question, we decide to investigate the Brazilian identity in a recent publication, with less than three years of existence in our contry. For such, we divide our research in two stages: theoretical discussion and analysis of the publication. We being this study approaching the concept of identity, its change throughout the time and the question of the national identify face to the globalization. After that, we talk about the communication as a symbolic activity, the emergence of the media and its implications and the question of the reception aiming to evidence the significant role of the media the construction of the identities. We continue presenting the description, the publishing that will be our analysis object. To compose a set of theoretical ideas that help us to decode the texts of our object of study, we will write about the process of newsmaking, pointing the implications of the gatekeeping in the construction of the reality, the news criteria and the influences suffered by the journalistic production. Finally, we present an analysis, based on the Content Analysis, of the twelve editions that compose the first year of circulation of Le Monde Diplomatique Brasil. We believe that this paper can collaborates to the construction of the scientific knowledge in the measure that it deals with the question of the identities in the field of the communication research and initiates the studies of a recent publication in our country

Descrição

Palavras-chave

Identidade, Análise de conteúdo (Comunicação), Mídia, Le Monde Diplomatique Brasil, Identity, Midia, Content analysis

Como citar

SOARES, Maíra Ferreira Valladares. A identidade do brasileiro segundo o Le Monde Diplomatique Brasil. 2010. 144 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2010.