Sentidos de Brasil na imprensa Argentina: a teia noticiosa do periódico Clarín

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Data

2009-08-28

Autores

Silva, Marcelo da [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

As notícias são artefatos lingüísticos que tratam e representam determinados aspectos da realidade, e na sua construção interagem fatores de natureza histórica, ideológica, pessoal, tecnológica e social; as notícias que temos nos meios de comunicação não são selecionadas e enunciadas simplesmente pelo acaso. As explicações para as notícias serem como são só terão interesses se nós pressupormos que não é óbvio serem o que são. Nesse sentido, esta investigação objetiva analisar, compreender e deter alguns sentidos pregnantes na imprensa argentina acerca do Brasil, pois não estamos convencidos de que as notícias apenas espelham o mundo exterior e imprimem os pontos de vista da classe dominante. A partir das Teorias da Notícia e da Análise de Discurso Francesa, pretendemos palmilhlar a teia noticiosa do jornal argentino Clarín, identificando que assim como a linguagem, o jornalismo é uma atividade opaca, não-transparente e que, portanto, nos dá muito mais um trato do que um retrato da realidade. O Brasil enunciado no Clarín carrega uma série de esteriótipos, formações discursivas reificadoras e legitimadores de uma imagem negativa que pode produzir no imaginário coletivo argentino, e em diferentes mediações sócio-culturais, uma concepção de Brasil vincada muito mais em critérios de noticiabilidade e de audiência, que em explicações plausíveis dos acontecimentos brutos que erigem no Brasil e são levados às páginas do Clarín. No afã de organizar e deter o caos - esse caldo amorfo que serve de cultura à confusão, ao inusitado e ao inesperado - o jornal Clarín, na construção do acontecimento na notícia, parece intoxicar e fazer perder a noção de funcionamento do mundo e do Brasil, ao mesmo tempo em que busca informar e esclarecer sobre o que ocorre por dentro da sociedade brasileira.
News is linguistic artifacts which treat and represent some reality aspects, and in its construction, historical, ideological, personal, technological and social factors interact; the news found in our means of communication is not merely selected and announced by chance. The explanations for the news being the way its is will only be of any interest if one assumes that it is not obvious that this news is real. In this sense, this investigation has the objective of analyzing, understanding and getting some remarkable senses in the Argentinean press about Brazil, because we are not convinced that news only reflects the outside world and expresses the dominant class' points of view. From the News Theory and the Frencg Stream of Discourse Analysis, we intend to search through the news line of the Argentinean newspapaer Clarín, identifying that just as the use of language, journalism is not a transparent activity and, therefore, its give us more of a treatment than a picture of reality. Brazil, when announced in Clarín, carries a series of stereotypes, reifying discursive formations and spreaders of a negative image which may produce in the Argentineans' imagination, and in sociocultural mediations, a conception of Brazil linked more to news audience criteria than to plausible explanation of the brute happening which arise in Brazil and are taken to the pages of Clarín. With the intention of organizing and restraining the chaos - this amorphous gravy which serves as culture to confusion, to the unusual and to the unexpected - the newspaper Clarín, in the construction of the event in the news, seems to intoxicate and to cause the losing of the world's and Brazil's functioning notion, at the same time it tries to inform and elucidate what happens within the Brazilian society.

Descrição

Palavras-chave

Jornalismo, Análise do discurso, Brasil Imagem, Clarín (Argentina), Clarin, Journalism, Discourse analysis, Discursive formation, Image, Sense and Brazil

Como citar

SILVA, Marcelo da. Sentidos de Brasil na imprensa Argentina: a teia noticiosa do periódico Clarín. 2009. 228 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2009.