Formação de professores de Educação Infantil: perspectivas para projetos de formação e de supervisão

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Data

2011-09-28

Autores

Silva, Rosangela Aparecida Galdi da [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Unesp. Nesse campo, ela se vincula à linha de pesquisa Infância e Educação, cujo objetivo é investigar a problemática da formação inicial do professor no que tange o processo de identificação das necessidades formativas e de pressupostos para a formação de docentes para a Educação Infantil. Para tanto, pesquisamos os avanços, impactos e desafios postos aos profissionais da Educação Infantil, a partir da inserção da creche e pré-escola, como primeira etapa da Educação Básica, no sistema de ensino, em decorrência do disposto pela LDB 9394/96. Analisamos as mudanças ocorridas no processo de formação inicial para a constituição da docência na Educação Infantil, considerando as influências da LDB 9394/96, das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, estabelecidas no Parecer CNE/CEB nº. 22, de 1998 e revistas no Parecer CNE/CEB nº. 20, de 2009 e das Diretrizes Curriculares, que fundamentam o curso de Pedagogia, as quais foram estabelecidas na Resolução CNE/CP nº. 1, de 15 de maio de 2006. Estudamos o estado de conhecimento em Educação Infantil, a partir do mapeamento de dissertações e teses dos Programas de Pós-Graduação em Educação reconhecidos pela Capes, sobretudo, aqueles que obtiveram notas iguais ou superiores a cinco, no período de 2006 a junho de 2011, para identificar as contribuições dos pesquisadores. Consideramos ainda, para iluminar as discussões, as experiências da Itália, Portugal e da Suécia, quanto à educação da infância e à formação dos professores. A realização desta pesquisa ampara-se nos aportes teóricos que embasam o campo da educação da infância, assim...
This survey is part of the Program of Pos Graduation in Education from Ciências e Tecnologia – Unesp – College. This field is linked up the survey about Childhood and Education, and its goal is to do research about the problems with the initial teacher´s vocational training to identify the necessities to form the training and requirements to graduate the teachers to Chindren´s Education. For that we have researched advances, impacts and challenges that were given to the Childhood Education, since pre-school as the first stage of Basic Education, in the teaching system, according to LDB 9394/96 law. We analyzed the changes occurred in the initial formation process to the constitution of the teachers in Children Education, considering LDB 9394/96 law influences, from also Curriculum Directions ―Diretrizes Curriculares‖, to the Children Education, established in the ―Parecer CNE/CEB number 22‖, from 1998 and reviewed in ― Parecer CNE/CEB number 20‖, from 2009 and ― Diretrizes Curriculares‖, that found the Education Course which were established in the CNE/CP number 1 Resolution from May 15th 2006. We have studied the knowledge state in Children Education, from analysing papers and theses from Pos –Graduation Programs in Education recognized by CAPES, especially, those ones that have gotten grades as Five or more than it, from 2006 up to June 2011, to identify the resercher´s contributions. We have also considered to iluminate and clear the discussions, the experiences from Italy, Portugal and from Sweden, about Childhood Education and the teachers formation. This survey as in the progressists conception about Children as a historical being, active and rights owner. In this way, the institutions represent spaces of education and teacher´s... (Complete abstract click electronic access below)

Descrição

Palavras-chave

Educação - Formação de professores, Escolas - Organização e administração, Childhood and Education

Como citar

SILVA, Rosangela Aparecida Galdi da. Formação de professores de Educação Infantil: perspectivas para projetos de formação e de supervisão. 2011. 275 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.