Show simple item record

dc.contributor.advisorAbrahão, Maria Helena Vieira [UNESP]
dc.contributor.authorCosta, Cristiane Rocha Mendes [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:49Z
dc.date.available2014-06-11T19:26:49Z
dc.date.issued2006-08-07
dc.identifier.citationCOSTA, Cristiane Rocha Mendes. Motivação na aprendizagem de inglês como língua estrangeira mediada pelo uso da internet. 2006. 227 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2006.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/93914
dc.description.abstractEsta investigação insere-se na área de ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira, mediada pelo uso da internet. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho etnográfico e tem por foco a motivação. Esta foi investigada em dois momentos: na fase de diagnóstico, em que aulas de língua inglesa foram observadas e na fase de intervenção, em que os alunos do mesmo contexto foram preparados e atuaram no laboratório de informática em chat com outros jovens, na língua-alvo. Na análise dos dados, na fase de diagnóstico, verificamos a baixa motivação da professora participante e também dos alunos observados, ocorrida provavelmente devido ao predomínio de procedimentos metodológicos tradicionais. Percebemos também, a desmotivação da maioria dos alunos observados pelos tipos de atividades propostas e desenvolvidas pela professora participante. Na fase de intervenção pedagógica, verificamos uma alta motivação na maioria dos alunos devido às atividades desenvolvidas pela professora pesquisadora, que enfatizavam a língua inglesa em uso para propósitos comunicativos. Neste momento da pesquisa foi realizado um estudo panorâmico da motivação dos alunos. Os dados coletados nesta fase foram insuficientes (pouco representativos), e então, optamos pela realização de um estudo de caso. Como resultados das interações, verificamos momentos de alta e baixa motivação. Momentos de alta motivação ocorreram quando os alunos participantes conseguiram interagir bem na língua inglesa e encontraram condições favoráveis da internet (speedy). Momentos de baixa motivação ocorreram quando os alunos encontraram dificuldades de compreensão da mensagem enviada na língua inglesa, e condições desfavoráveis da internet (ig).pt
dc.description.abstractThis investigation is inserted within the area of teaching and learning English as a foreign language, mediated by the use of internet. It's a qualitative research of ethnographic nature which has as focus motivation. Motivation in a seventh grade of a public school was investigated in two moments: in a diagnosis phase, an English class was observed and in an intervention phase, the students of this same context were prepared and performed in the computer laboratory in chat with other young speakers of the English language. In the analysis of the data from the intervention phase, we could verify low motivation of the participating teacher and of the observed students which probably occurred due to the teacherþs traditional approach. We also realized that the students' desmotivation was caused by the kinds of activities proposed and developed in the classroom. In the intervention phase, we could verify high motivation of the great majority of the observed students due to the activities developed by the researcher teacher, that emphasized the English language in use for communicative purposes. In this moment of research, we fulfilled a panoramic study of students' motivation. The collection of data in this phase was incomplete, we opted to develop a case study. As results of the interactions, we could verify moments of high motivation and low motivation. Moments of high motivation were observed when the participating students demonstrated the wish of having more classes, communicated well in English and met favorable conditions of internet (speedy). Moments of low motivation occurred when the students found difficulties of comprehension of the message sent in English and unfavorable conditions of internet (ig).en
dc.format.extent227 f. : il.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectTeaching Englishen
dc.subjectLearning Englishen
dc.subjectEnglish languageen
dc.subjectLingüística aplicadapt
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt
dc.subjectMotivação na educaçãopt
dc.subjectInternet na educaçãopt
dc.titleMotivação na aprendizagem de inglês como língua estrangeira mediada pelo uso da internetpt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEstudos Linguísticos - IBILCEpt
unesp.knowledgeAreaLinguística aplicadapt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
dc.identifier.aleph000469388
dc.identifier.filecosta_crm_me_sjrp.pdf
dc.identifier.capes33004153069P5
dc.identifier.lattes8417792775638251
unesp.advisor.lattes8417792775638251
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record