Representações de docentes sobre a inclusão escolar de alunos com deficiências na rede municipal de ensino

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2006-12-06

Autores

Martins, Aline Elizabeth Moraes [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Várias compreensões acerca da deficiência foram formuladas e atitudes sociais foram construídas. A atual proposta da Educação Brasileira em relação ao aluno com deficiência prioriza a inclusão deste aluno em rede regular de ensino. Essa proposta compreende a educação como um recurso que integra o indivíduo ao meio social e também lhe proporciona uma maior capacidade de autonomia, e assim de exercer sua cidadania. No entanto, a composição de uma escola que atenda as necessidades dos alunos com deficiências garantindo um ensino de qualidade e a sua participação neste ambiente, exige transformações no sistema educativo e na instituição escolar, constituindo-se num desafio. Considerando-se que a maior transformação a ser realizada na escola não está nas barreiras físicas e programáticas, mas em toda uma concepção negativa da deficiência que durante seu processo histórico foi sendo construída pelo imaginário social, o objetivo da presente pesquisa foi identificar as representações de professores a respeito da inclusão de alunos com deficiência no ensino regular e seus desdobramentos no ambiente escolar. Foram sujeitos 11 professores, sendo 8 professores lotados em salas próprias de 4 escolas municipais e 3 professores itinerantes. O referencial teórico adotado foi o da Teoria das Representações Sociais e o referencial metodológico o da abordagem quali – quantitativa. A coleta de dados se deu através de entrevistas semidirigidas e os dados coletados foram analisados segundo a análise de conteúdo categorial. Os dados sugeriram que, entre os sujeitos desta pesquisa...
Thus, several comprehensions on the disorder were formulated and social acts were built, based on beliefs and myths which face bases in prejudice, stereotypes and on stigmas, headed by a set of representations referral. The current Brazilian Education proposal related to the student with disorder gives emphasis in this student's inclusion in regular. This proposal understands education as a resource that integrates the individual to the social environment and also it provides a higher capacity of autonomy, and exerting its citizenship. However, a school's composition that takes care of the necessities of the students with disorders guaranteeing an education with quality and its participation in this environment, it requires transformations in the educative system and the institution. For considering the bigger transformations is not only in physical and programmatic barriers, but also in a negative conception that was built during its historical process, by the imaginary social one, the current proposal's objective is to identify teachers' representations regarding the inclusion of students with disorders in the regular education and its unfolding to school environment. Eleven teachers were subjected to this research, eight from four local schools with their own classrooms and three routine teachers. The theory reference which was adopted was Teoria das Representações Sociais and he method reference was the quality and quantity approach. The data collect was taken through directed interviews and the collected data were analyzed according to the category files. The information suggests that, among all the teachers which belong to this research... (Complete abstract, click electronic access below)

Descrição

Palavras-chave

Psicologia social, Deficientes, Inclusão em educação, Disorder - Disability, Inclusion to school environment, Social representation

Como citar

MARTINS, Aline Elizabeth Moraes. Representações de docentes sobre a inclusão escolar de alunos com deficiências na rede municipal de ensino. 2006. 150 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2006.