Publicação: Ensino de Ciências e Biologia e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação: perspectiva de professores
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Benetti, Bernadete 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Ciências Biológicas - IB
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
As tecnologias fazem parte do cotidiano do ser humano, contribuindo e facilitando o seu modo de vida. Apesar dos benefícios encontrados na utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na educação, muitos docentes não as utilizam em sua prática pedagógica. Com o advento da Pandemia da COVID-19, doença respiratória causada pelo vírus SARS-CoV-2, os professores observaram a transferência do ensino presencial para o ensino remoto, fazendo uso extensivo das TDICs. O presente trabalho buscou entender quais as dificuldades e facilidades encontradas no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ensino presencial e a distância, a partir da visão de professores. Para tanto foram realizados questionários (online) com seis professores da rede básica de ensino das disciplinas de Ciências e Biologia, atuantes na cidade de Rio Claro, São Paulo. Os resultados indicam que todos os docentes participantes realizam o uso das TDICs em sua prática docente e reconhecem os seus benefícios. No ensino remoto, surgiram desafios antes não encontrados, como a falta de domínio das TDICs e a preparação docente. Constata-se que a inserção e a utilização das TDICs em busca de um positivo processo de ensino e aprendizagem, englobam uma série de fatores e desafios a serem superados, como infraestrutura, planejamento e formação inicial e continuada de docentes.
Resumo (inglês)
Technologies are part of the everyday life of human beings, contributing to and facilitating the human lifestyle. Despite the benefits of using Digital Information and Communication Technologies (DICTs) in education, many teachers don’t use them as part of their pedagogical practices. With the advent of the COVID-19 Pandemic, respiratory disease caused by the SARS-CoV-2 virus, teachers have observed the transference from face-to-face teaching to remote teaching, making extensive use of the DTICs. The present work sought to understand the difficulties and facilities encountered in using Digital Information and Communication Technologies (DICTs) in face-to-face and distance learning from the teachers' point of view. For this, questionnaires were conducted (online) with six teachers of the primary education network for the subjects of Science and Biology. The results indicate that all the participating teachers use DICTs in their teaching practice and recognize their benefits. In remote teaching, previously unseen challenges have arisen, such as the lack of mastery of DICTs and teacher preparation. It can see that the insertion and use of DICTs in search of a positive teaching and learning process encompass a series of factors and challenges to be overcome, such as infrastructure, planning, and initial and continuing education of teachers.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de Biologia, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Ensino remoto, Ensino de Ciências, Digital Information and Communication Technologies, Remote teaching, Science teaching, Biology teaching
Idioma
Português