Logotipo do repositório
 

Publicação:
Ensino de Ciências e Biologia e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação: perspectiva de professores

dc.contributor.advisorBenetti, Bernadete [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, Amanda Marcelino Ribeiro dos
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-01-31T19:20:28Z
dc.date.available2023-01-31T19:20:28Z
dc.date.issued2022-12-10
dc.description.abstractAs tecnologias fazem parte do cotidiano do ser humano, contribuindo e facilitando o seu modo de vida. Apesar dos benefícios encontrados na utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na educação, muitos docentes não as utilizam em sua prática pedagógica. Com o advento da Pandemia da COVID-19, doença respiratória causada pelo vírus SARS-CoV-2, os professores observaram a transferência do ensino presencial para o ensino remoto, fazendo uso extensivo das TDICs. O presente trabalho buscou entender quais as dificuldades e facilidades encontradas no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ensino presencial e a distância, a partir da visão de professores. Para tanto foram realizados questionários (online) com seis professores da rede básica de ensino das disciplinas de Ciências e Biologia, atuantes na cidade de Rio Claro, São Paulo. Os resultados indicam que todos os docentes participantes realizam o uso das TDICs em sua prática docente e reconhecem os seus benefícios. No ensino remoto, surgiram desafios antes não encontrados, como a falta de domínio das TDICs e a preparação docente. Constata-se que a inserção e a utilização das TDICs em busca de um positivo processo de ensino e aprendizagem, englobam uma série de fatores e desafios a serem superados, como infraestrutura, planejamento e formação inicial e continuada de docentes.pt
dc.description.abstractTechnologies are part of the everyday life of human beings, contributing to and facilitating the human lifestyle. Despite the benefits of using Digital Information and Communication Technologies (DICTs) in education, many teachers don’t use them as part of their pedagogical practices. With the advent of the COVID-19 Pandemic, respiratory disease caused by the SARS-CoV-2 virus, teachers have observed the transference from face-to-face teaching to remote teaching, making extensive use of the DTICs. The present work sought to understand the difficulties and facilities encountered in using Digital Information and Communication Technologies (DICTs) in face-to-face and distance learning from the teachers' point of view. For this, questionnaires were conducted (online) with six teachers of the primary education network for the subjects of Science and Biology. The results indicate that all the participating teachers use DICTs in their teaching practice and recognize their benefits. In remote teaching, previously unseen challenges have arisen, such as the lack of mastery of DICTs and teacher preparation. It can see that the insertion and use of DICTs in search of a positive teaching and learning process encompass a series of factors and challenges to be overcome, such as infrastructure, planning, and initial and continuing education of teachers.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/239188
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEnsino de Biologiapt
dc.subjectTecnologias Digitais da Informação e Comunicaçãopt
dc.subjectEnsino remotopt
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt
dc.subjectDigital Information and Communication Technologiesen
dc.subjectRemote teachingen
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectBiology teachingen
dc.titleEnsino de Ciências e Biologia e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação: perspectiva de professorespt
dc.title.alternativeScience and Biology teaching and Digital Information and Communication Technologies: teachers' perspectiveen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduateCiências Biológicas - IBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
santos_amr_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
907.75 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.45 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
santos_amr_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
121.25 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: