Serviço Social e a Política de Assistência Social: uma análise do trabalho do/a assistente social com mulheres negras na proteção social básica
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Jacinto, Adriana Giaqueto 

Coorientador
Pós-graduação
Serviço Social - FCHS
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho investiga a dimensão educativa do trabalho do/a assistente social na política de assistência social, com foco na atuação junto a mulheres negras na Proteção Social Básica. Parte-se do entendimento de que o exercício profissional no Serviço Social não se limita a procedimentos técnicos: ele carrega em si uma potência formativa, capaz de fomentar consciência crítica e fortalecer práticas emancipatórias. Quando atravessado pelas marcas do racismo, do sexismo e das desigualdades de classe, esse trabalho exige uma postura que seja, ao mesmo tempo, crítica, antirracista, antissexista e anticlassista. A pesquisa adota o materialismo histórico-dialético como método e uma abordagem qualitativa, desenvolvida a partir de investigação bibliográfica e documental. A análise de dados e documentos evidencia que as experiências das mulheres negras na assistência social são moldadas por determinações estruturais que não podem ser ignoradas. Nesse cenário, o/a assistente social é convocado/a a assumir uma prática ético-política comprometida com os direitos humanos e com a transformação social. Conclui-se que reconhecer e potencializar a dimensão educativa no trabalho do/a assistente social, articulada a uma formação crítica e a uma instrumentalização profissional antirracista, anticlassista e antissexista, é condição fundamental para avançar na construção de práticas emancipatórias no âmbito da assistência social.
Resumo (espanhol)
Este trabajo investiga la dimensión educativa del trabajo del/de la asistente social en la política de asistencia social, con énfasis en la actuación junto a mujeres negras en la Protección Social Básica. Se parte del entendimiento de que el ejercicio profesional en el Trabajo Social no se limita a procedimientos técnicos: lleva consigo una potencia formativa capaz de fomentar la conciencia crítica y fortalecer prácticas emancipadoras. Cuando se ve atravesado por las marcas del racismo, del sexismo y de las desigualdades de clase, este trabajo exige una postura que sea, al mismo tiempo, crítica, antirracista, antisexista y anticlasicista. La investigación adopta el materialismo histórico-dialéctico como método y un enfoque cualitativo, desarrollado a partir de una investigación bibliográfica y
documental. El análisis de datos y documentos evidencia que las experiencias de las mujeres negras en la asistencia social están moldeadas por determinaciones estructurales que no pueden ser ignoradas. En este escenario, el/la asistente social es convocado/a a asumir una práctica ético-política comprometida con los derechos humanos y con la transformación social. Se concluye que reconocer y potenciar la dimensión educativa en el trabajo del/de la asistente social, articulada a una formación crítica y a una instrumentalización profesional antirracista, anticlasicista y antisexista, constituye una condición fundamental para avanzar en la construcción de prácticas emancipadoras en el ámbito de la asistencia social.
Descrição
Palavras-chave
Serviço Social, Didática, Mulheres negras, Proteção social básica, Antirracismo
Idioma
Português
Citação
NEVES, Iolanda. Serviço Social e a Política de Assistência Social: uma análise do trabalho da/o assistente social com mulheres negras na proteção social básica. Orientadora: Adriana Giaqueto Jacinto. 2025. 147 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Franca, 2025.

