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Publicação:
A iniciação científica na formação do professor de educação básica: percurso de jovens pesquisadores vinculados ao GPHELLB-Grupo de Pesquisa 'História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil'

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Pós-graduação

Curso de graduação

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Tipo

Trabalho apresentado em evento

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Visando a contribuir para as reflexões sobre processos de formação de professores da Educação Básica, enfocam-se percursos de alunos das disciplinas “Seminários de TCC” e “Trabalho de Conclusão de Curso” (TCC), do curso de Pedagogia da FFC-Unesp- Marília, os quais, entre 2001 e 2008, encontravam-se vinculados ao Gphellb – Grupo de Pesquisa “História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil”, criado em 1994 e coordenado por Maria do Rosário Longo Mortatti. O objetivo geral do Gphellb consiste em contribuir tanto para a produção de uma história do ensino de língua e literatura no Brasil, que auxilie na busca de soluções para os problemas desse ensino, no presente, quanto para a formação de pesquisadores capazes de desenvolver pesquisas históricas, que propiciem avanços em relação aos campos de conhecimento envolvidos. A temática do grupo se subdivide em cinco linhas de pesquisa: formação de professores; alfabetização; ensino de língua portuguesa; ensino de literatura; literatura infantil e juvenil; e o método de investigação está centrado em abordagem histórica, com análise da configuração textual de fontes documentais. Com base nesse objetivo e nesse método de investigação, entre 2001 e 2008 foram elaborados e aprovados nessas disciplinas 15 TCCs de jovens pesquisadoras vinculados ao Gphellb; esses TCCs decorreram de atividades de iniciação científica e seus resultados foram publicados em periódicos especializados e em anais de eventos nacionais e internacionais. Por meio da análise dos 15 trabalhos concluídos, constata-se que tanto as atividades de iniciação na pesquisa científica quanto sua relação com as disciplinas mencionadas são essenciais na formação do professor da Educação Básica.

Descrição

Palavras-chave

Idioma

Português

Como citar

CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 5953-5963

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