Logotipo do repositório
 

Publicação:
A iniciação científica na formação do professor de educação básica: percurso de jovens pesquisadores vinculados ao GPHELLB-Grupo de Pesquisa 'História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil'

dc.contributor.authorMortatti, Maria do Rosário Longo [UNESP]
dc.contributor.authorCastro, Rosane Michelli de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-06-28T17:32:02Z
dc.date.available2016-06-28T17:32:02Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractVisando a contribuir para as reflexões sobre processos de formação de professores da Educação Básica, enfocam-se percursos de alunos das disciplinas “Seminários de TCC” e “Trabalho de Conclusão de Curso” (TCC), do curso de Pedagogia da FFC-Unesp- Marília, os quais, entre 2001 e 2008, encontravam-se vinculados ao Gphellb – Grupo de Pesquisa “História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil”, criado em 1994 e coordenado por Maria do Rosário Longo Mortatti. O objetivo geral do Gphellb consiste em contribuir tanto para a produção de uma história do ensino de língua e literatura no Brasil, que auxilie na busca de soluções para os problemas desse ensino, no presente, quanto para a formação de pesquisadores capazes de desenvolver pesquisas históricas, que propiciem avanços em relação aos campos de conhecimento envolvidos. A temática do grupo se subdivide em cinco linhas de pesquisa: formação de professores; alfabetização; ensino de língua portuguesa; ensino de literatura; literatura infantil e juvenil; e o método de investigação está centrado em abordagem histórica, com análise da configuração textual de fontes documentais. Com base nesse objetivo e nesse método de investigação, entre 2001 e 2008 foram elaborados e aprovados nessas disciplinas 15 TCCs de jovens pesquisadoras vinculados ao Gphellb; esses TCCs decorreram de atividades de iniciação científica e seus resultados foram publicados em periódicos especializados e em anais de eventos nacionais e internacionais. Por meio da análise dos 15 trabalhos concluídos, constata-se que tanto as atividades de iniciação na pesquisa científica quanto sua relação com as disciplinas mencionadas são essenciais na formação do professor da Educação Básica.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC)
dc.format.extent5953-5963
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 5953-5963
dc.identifier.fileISSN2175-7054-2009-5953-5963.pdf
dc.identifier.issn2175-7054
dc.identifier.lattes8973177509376264
dc.identifier.lattes7159018256371571
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139874
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.titleA iniciação científica na formação do professor de educação básica: percurso de jovens pesquisadores vinculados ao GPHELLB-Grupo de Pesquisa 'História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil'pt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes8973177509376264
unesp.author.lattes7159018256371571
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentDidática - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2175-7054-2009-5953-5963.pdf
Tamanho:
58.33 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format