Publicação: Adaptações de estratégias de ensino e recursos aquáticos para o desempenho de estudantes com paralisia cerebral no ensino da natação
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Data
Autores
Orientador
Seabra Junior, Manoel Osmar 

Coorientador
Pós-graduação
Educação - FCT 33004129044P6
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Dissertação de mestrado
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A presente pesquisa está vinculada a linha de pesquisa “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente. Esta teve como objetivo analisar o desempenho de estudantes com Paralisia Cerebral frente às adaptações de estratégias de ensino e recursos aquáticos da iniciação da natação. Foram utilizados para este estudo três estudantes com idade entre 10 e 14 anos, com nível I e II de GMFCS, que nunca praticaram natação. O método escolhido foi o delineamento intrassujeitos, no modelo AB seguido de follow-up. Foram cumpridas as seguintes etapas: 1. Linha de base; 2. Adaptações das atividades; 3. Intervenção e 4. Follow-up. Posteriormente foi aplicado um questionário de validade social. A análise dos dados foi realizada com base nas pontuações de cada variável, distribuídas em gráficos de dispersão. Os resultados mostraram que a partir do início da intervenção os níveis de desempenho dos estudantes mudaram, atingindo inclusive em alguns casos a pontuação máxima de 100%. O estudante 1, apresentou um avanço de aproximadamente
20% na média da sua pontuação ao comparar a linha de base com a intervenção, correspondente
a variável respiração, e 77,7% de evolução na variável progressão simples, entretanto, por não
se enquadrar na metodologia, optou-se por não validar os resultados obtidos com esse estudante,
sendo detalhado apenas para fins de relato de experiência. A estudante 2, apresentou uma melhora de 24,3% na variável respiração e 77,3% em progressão simples. A estudante 3, apresentou 25,4% de evolução na variável respiração e 72,7% em progressão simples. Os resultados demonstrados no estudo foram considerados pelos estudantes e seus responsáveis como socialmente válidos. A presente pesquisa conseguiu responder e atingir seus objetivos, pois por meio do delineamento AB + follow up, foi possível constatar evoluções significativas na aprendizagem dos fundamentos da respiração e da progressão simples. É premente que se faça novos estudos analisando os demais fundamentos, visando demonstrar dados acerca das demais fases de aprendizagem da natação para estudantes com paralisia cerebral.
Resumo (inglês)
This research is linked to the line of research “Formative Processes, Teaching and Learning” of the Graduate Program in Education at the Universidade Estadual Paulista (Unesp), Presidente Prudente Campus. This aimed to analyze the performance of students with Cerebral Palsy in relation to adaptations of teaching strategies and aquatic resources for the initiation of swimming. Three students aged between 10 and 14 years old, with level I or II of GMFCS, who had never practiced swimming, were used for this study. The method chosen was an single-subject design, in the AB model followed by follow-up. The following steps were completed: 1) Baseline; 2) Adaptations of the activities; 3) Intervention and 4) Follow-up. Subsequently, a social validity questionnaire was applied. Data analysis was performed based on the scores of each variable, distributed in scatter plots. The results showed that from the beginning of the intervention, the students' performance levels changed, in some cases even reaching the maximum score of 100%. Student 1 presented an advance of approximately 20% in the average of his score when comparing the baseline with the intervention corresponding to the breathing variable, and 77.7% of evolution in the simple progression variable, however, due to not fitting in the methodology, it was decided not to validate the results obtained with this student, being detailed only for the purpose of experience report. Student 2 showed an improvement of 24.3% in the breathing variable and 77.3% in simple progression. And student 3 presented 25.4% of evolution in the breathing variable and 72.7% in simple progression.The study was considered by the students and their guardians as socially valid. The present research was able to answer and achieve its objectives, because through the AB + follow up design, it was possible to verify significant evolutions in learning of the breathing and the simple progression fundamentals. As a suggestion for further studies, it would be to expand the analysis of other fundamentals, to present data about the other phases of learning swimming for students with cerebral palsy.
Descrição
Palavras-chave
Atividade motora adaptada, Paralisia cerebral, Tecnologia assistiva, Estratégias de ensino, Delineamento intrassujeitos, Adapted motor activity, Cerebral palsy, Assistive technology, Teaching strategy, Single-subject design
Idioma
Português
Como citar
PEREIRA, Micheline Cardoso. Adaptações de estratégias de ensino e recursos aquáticos para o desempenho de estudantes com paralisia cerebral no ensino da natação. Manoel Osmar Seabra Junior. 2023. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2023.