Logotipo do repositório
 

Publicação:
Adaptações de estratégias de ensino e recursos aquáticos para o desempenho de estudantes com paralisia cerebral no ensino da natação

dc.contributor.advisorSeabra Junior, Manoel Osmar [UNESP]
dc.contributor.authorPereira, Micheline Cardoso
dc.date.accessioned2023-12-20T14:23:05Z
dc.date.available2023-12-20T14:23:05Z
dc.date.issued2023-10-16
dc.description.abstractA presente pesquisa está vinculada a linha de pesquisa “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente. Esta teve como objetivo analisar o desempenho de estudantes com Paralisia Cerebral frente às adaptações de estratégias de ensino e recursos aquáticos da iniciação da natação. Foram utilizados para este estudo três estudantes com idade entre 10 e 14 anos, com nível I e II de GMFCS, que nunca praticaram natação. O método escolhido foi o delineamento intrassujeitos, no modelo AB seguido de follow-up. Foram cumpridas as seguintes etapas: 1. Linha de base; 2. Adaptações das atividades; 3. Intervenção e 4. Follow-up. Posteriormente foi aplicado um questionário de validade social. A análise dos dados foi realizada com base nas pontuações de cada variável, distribuídas em gráficos de dispersão. Os resultados mostraram que a partir do início da intervenção os níveis de desempenho dos estudantes mudaram, atingindo inclusive em alguns casos a pontuação máxima de 100%. O estudante 1, apresentou um avanço de aproximadamente 20% na média da sua pontuação ao comparar a linha de base com a intervenção, correspondente a variável respiração, e 77,7% de evolução na variável progressão simples, entretanto, por não se enquadrar na metodologia, optou-se por não validar os resultados obtidos com esse estudante, sendo detalhado apenas para fins de relato de experiência. A estudante 2, apresentou uma melhora de 24,3% na variável respiração e 77,3% em progressão simples. A estudante 3, apresentou 25,4% de evolução na variável respiração e 72,7% em progressão simples. Os resultados demonstrados no estudo foram considerados pelos estudantes e seus responsáveis como socialmente válidos. A presente pesquisa conseguiu responder e atingir seus objetivos, pois por meio do delineamento AB + follow up, foi possível constatar evoluções significativas na aprendizagem dos fundamentos da respiração e da progressão simples. É premente que se faça novos estudos analisando os demais fundamentos, visando demonstrar dados acerca das demais fases de aprendizagem da natação para estudantes com paralisia cerebral.pt
dc.description.abstractThis research is linked to the line of research “Formative Processes, Teaching and Learning” of the Graduate Program in Education at the Universidade Estadual Paulista (Unesp), Presidente Prudente Campus. This aimed to analyze the performance of students with Cerebral Palsy in relation to adaptations of teaching strategies and aquatic resources for the initiation of swimming. Three students aged between 10 and 14 years old, with level I or II of GMFCS, who had never practiced swimming, were used for this study. The method chosen was an single-subject design, in the AB model followed by follow-up. The following steps were completed: 1) Baseline; 2) Adaptations of the activities; 3) Intervention and 4) Follow-up. Subsequently, a social validity questionnaire was applied. Data analysis was performed based on the scores of each variable, distributed in scatter plots. The results showed that from the beginning of the intervention, the students' performance levels changed, in some cases even reaching the maximum score of 100%. Student 1 presented an advance of approximately 20% in the average of his score when comparing the baseline with the intervention corresponding to the breathing variable, and 77.7% of evolution in the simple progression variable, however, due to not fitting in the methodology, it was decided not to validate the results obtained with this student, being detailed only for the purpose of experience report. Student 2 showed an improvement of 24.3% in the breathing variable and 77.3% in simple progression. And student 3 presented 25.4% of evolution in the breathing variable and 72.7% in simple progression.The study was considered by the students and their guardians as socially valid. The present research was able to answer and achieve its objectives, because through the AB + follow up design, it was possible to verify significant evolutions in learning of the breathing and the simple progression fundamentals. As a suggestion for further studies, it would be to expand the analysis of other fundamentals, to present data about the other phases of learning swimming for students with cerebral palsy.en
dc.identifier.citationPEREIRA, Micheline Cardoso. Adaptações de estratégias de ensino e recursos aquáticos para o desempenho de estudantes com paralisia cerebral no ensino da natação. Manoel Osmar Seabra Junior. 2023. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2023.
dc.identifier.lattes8024042873990800
dc.identifier.orcid0000-0003-0428-6934
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/252193
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectAtividade motora adaptadapt
dc.subjectParalisia cerebralpt
dc.subjectTecnologia assistivapt
dc.subjectEstratégias de ensinopt
dc.subjectDelineamento intrassujeitospt
dc.subjectAdapted motor activityen
dc.subjectCerebral palsyen
dc.subjectAssistive technologyen
dc.subjectTeaching strategyen
dc.subjectSingle-subject designen
dc.titleAdaptações de estratégias de ensino e recursos aquáticos para o desempenho de estudantes com paralisia cerebral no ensino da nataçãopt
dc.title.alternativeAdaptations of teaching strategies and aquatic resources for the performance of students with cerebral palsy in teaching swimmingen
dc.typeDissertação de mestrado
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.embargoOnline
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.graduateProgramEducação - FCT 33004129044P6
unesp.knowledgeAreaEducação
unesp.researchAreaProcessos Formativos, Ensino e Aprendizagem

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
pereira_mc_me_prud.pdf
Tamanho:
3.1 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.04 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: