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Publicação:
Avaliação da política curricular paulista: perspectiva docente sobre os cadernos do professor e do aluno

dc.contributor.advisorGomes, Alberto Albuquerque [UNESP]
dc.contributor.authorCaramez, Adriana [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-23T15:11:01Z
dc.date.available2015-03-23T15:11:01Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractThe current curriculum policy of the Secretary of Education in the State of Sao Paulo introduced into the education environment the Registrar of Teacher and Student - support material to ease the teacher's work and the student's learning, in order to address all the curriculum components created as strategy of learning. The resulting guidelines that aim to transform the everyday policies of educational institutions and the individuals who compose them, are incorporated into the school experience. These decisions, however, do not transfer into life outside the learning environment nor are they translated into the work of the teachers exactly as their creators intended. Thus, in order to better understand the curriculum policies introduced by the Registrar in schools, it is essential to comprehend the viewpoint of the teachers who themselves are both the targets and agents of curriculum policy, and later the Registrar. For that was made reflexive interviews with eigth teachers that teach in São Paulo metropolitan region, than we could see that they adapt their external determinations in their own realityen
dc.description.abstractA atual política curricular da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo introduziu no ambiente escolar os Cadernos do Professor e do Aluno – material de apoio para facilitar o trabalho dos docentes e o aprendizado dos alunos, de uso opcional, que aborda todos os componentes do currículo recém criado a partir de situações de aprendizagens. As orientações advindas dessa política objetivam transformar o cotidiano das instituições de ensino e dos sujeitos que as compõem sendo incorporadas às experiências vividas nas escolas. Mas as determinações externas não atingem o ambiente escolar e o trabalho dos docentes exatamente como foram pensadas pelos seus criadores. Por isso, para avaliar as transformações geradas pela política curricular a partir da introdução dos Cadernos nas escolas, se torna essencial compreender a ótica dos docentes, que são alvo e agentes da política curricular e, logo, dos Cadernos. Para isso, entrevistas reflexivas foram feitas com oito docentes que ministram aulas na região metropolitana de São Paulo e podemos verificar que eles adaptam as determinações externas a sua realidadept
dc.identifier.aleph000707076
dc.identifier.citationCARAMEZ, Adriana. Avaliação da política curricular paulista: perspectiva docente sobre os cadernos do professor e do aluno. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.
dc.identifier.filecaramez_a_tcc_prud.pdf
dc.identifier.lattes2624279208302164
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/118517
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectGeografiapt
dc.subjectCurriculos - Avaliaçãopt
dc.subjectProgramas de aprendizadopt
dc.subjectMaterial didáticopt
dc.titleAvaliação da política curricular paulista: perspectiva docente sobre os cadernos do professor e do alunopt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes2624279208302164
unesp.advisor.orcid0000-0002-2260-322X
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.undergraduateGeografia - FCTpt

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