Publicação: Jogos teatrais na EJA: uma experiência significativa de identidade e memória
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Santana, Pio de Sousa 

Coorientador
Pós-graduação
Artes - IA 41002016026P1
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A presente pesquisa aborda o ensino de artes cênicas, experienciado na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e traz a Escola da Prefeitura de Guarulhos, E. P. G. Darcy Ribeiro como estudo de caso enfocando a etnografia da comunidade local, memórias e identidades dos estudantes em um recorte do período de 2014 a 2016. O objetivo é refletir sobre a história do ensino de teatro no Brasil, os processos de aprendizagem vivenciados pelos alunos da referida unidade escolar com desdobramento prático de um espetáculo cênico. A metodologia fundamenta-se em Viola Spolin e suas obras: Improvisação para o teatro, Jogos teatrais na sala de aula - Um manual para o professor e O Jogo teatral no livro do diretor. Argumento, portanto, que a prática do sistema Spolin na modalidade pesquisada é uma metodologia de trabalho democrático que valoriza a experiência e o saber do estudante e propõe cidadania e lugar de fala a essa educação tão estigmatizada.
Resumo (inglês)
This research addresses the teaching of performing arts, experienced in the modality of Youth and Adult Education (EJA) and brings the School of Guarulhos City Hall, EPG Darcy Ribeiro as a case study focusing on the ethnography of the local community, memories and identities of students in a cut of the years 2014 to 2016. The objective is to reflect on the history of theater teaching in Brazil, the learning processes experienced by the students of the referred school unit with practical unfolding of a scenic show. The methodology is based on Viola Spolin and her works: Improvisation for the theater, Theater games in the classroom - A manual for the teacher and The theater games in the director's book. I argue, therefore, that the practice of the Spolin system in modality research is a democratic work methodology that values the
student's experience of knowledge and proposes citizenship and a place of speech to this stigmatized education.
Descrição
Palavras-chave
Arte na educação, Artes cênicas, Representação teatral, Educação de jovens e adultos, Jogos na arte
Idioma
Português