Logotipo do repositório
 

Publicação:
Jogos teatrais na EJA: uma experiência significativa de identidade e memória

dc.contributor.advisorSantana, Pio de Sousa [UNESP]
dc.contributor.authorSouza, Lindinalva Barboza de [UNESP]
dc.date.accessioned2024-03-28T18:07:53Z
dc.date.available2024-03-28T18:07:53Z
dc.date.issued2023-06-22
dc.description.abstractA presente pesquisa aborda o ensino de artes cênicas, experienciado na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e traz a Escola da Prefeitura de Guarulhos, E. P. G. Darcy Ribeiro como estudo de caso enfocando a etnografia da comunidade local, memórias e identidades dos estudantes em um recorte do período de 2014 a 2016. O objetivo é refletir sobre a história do ensino de teatro no Brasil, os processos de aprendizagem vivenciados pelos alunos da referida unidade escolar com desdobramento prático de um espetáculo cênico. A metodologia fundamenta-se em Viola Spolin e suas obras: Improvisação para o teatro, Jogos teatrais na sala de aula - Um manual para o professor e O Jogo teatral no livro do diretor. Argumento, portanto, que a prática do sistema Spolin na modalidade pesquisada é uma metodologia de trabalho democrático que valoriza a experiência e o saber do estudante e propõe cidadania e lugar de fala a essa educação tão estigmatizada.pt
dc.description.abstractThis research addresses the teaching of performing arts, experienced in the modality of Youth and Adult Education (EJA) and brings the School of Guarulhos City Hall, EPG Darcy Ribeiro as a case study focusing on the ethnography of the local community, memories and identities of students in a cut of the years 2014 to 2016. The objective is to reflect on the history of theater teaching in Brazil, the learning processes experienced by the students of the referred school unit with practical unfolding of a scenic show. The methodology is based on Viola Spolin and her works: Improvisation for the theater, Theater games in the classroom - A manual for the teacher and The theater games in the director's book. I argue, therefore, that the practice of the Spolin system in modality research is a democratic work methodology that values the student's experience of knowledge and proposes citizenship and a place of speech to this stigmatized education.en
dc.identifier.orcid0009-0008-4005-486X
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/254825
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectArte na educaçãopt
dc.subjectArtes cênicaspt
dc.subjectRepresentação teatralpt
dc.subjectEducação de jovens e adultospt
dc.subjectJogos na artept
dc.titleJogos teatrais na EJA: uma experiência significativa de identidade e memória
dc.title.alternativeTheatrical games at Eja: a significant experience of identity and memoryen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulo
unesp.embargoOnline
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.graduateProgramArtes - IA 41002016026P1
unesp.knowledgeAreaArtes cênicas
unesp.researchAreaProcessos de ensino, aprendizagem e criação em artes.

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
souza_lb_me_ia.pdf
Tamanho:
5.14 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.24 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: