Publicação:
Práticas insubordinadas de professoras que ensinam estatística nos anos finais do Ensino Fundamental

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Data

2024-12-03

Orientador

Souza, Antonio Carlos de

Coorientador

Pós-graduação

Educação Matemática - IGCE

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Essa pesquisa tem por objetivo analisar práticas docentes insubordinadas criativamente de professoras que lecionam a disciplina Estatística para os anos finais do ensino fundamental, reveladas em suas narrativas. Para tanto, partimos da interrogação “O que revelam as narrativas de professoras dos anos finais do ensino fundamental sobre suas práticas insubordinadas ao ensinarem estatística?”. A constituição dos dados se deu por meio de entrevistas narrativas. As análises dos registros produzidos foram realizadas segundo os preceitos da pesquisa qualitativa e de acordo os procedimentos de análise de Jovchelovitch e Bauer. Com base nas análises dos dados, foram encontradas as três categorias: dar voz aos estudantes; romper com práticas tradicionais e letrar estatisticamente os estudantes por meio de projetos. Por meio das análises dessas categorias, compreendemos que a prática adotada por essas professoras, que foram insubordinadas criativamente no contexto no qual elas estavam inseridas, trouxe contribuições para o ensino de Estatística de seus alunos, pois proporcionaram momentos para que eles pudessem ter voz, que conseguissem participar de todo o seu processo de aprendizagem e entendessem a Estatística e percebessem a sua importância.

Resumo (inglês)

This research aims to analyze creatively insubordinate teaching practices of teachers who teach Statistics for the final years of elementary school, revealed in their narratives. To do so, we started with the question “What do the narratives of teachers in the final years of elementary school reveal about their insubordinate practices when teaching statistics?”. The data was created through narrative interviews. The analyzes of the records produced were carried out according to the precepts of qualitative research and in accordance with the analysis procedures of Jovchelovitch and Bauer. Based on data analysis, three categories were found: Giving students a voice; disruption of traditional practices and statistically literate students through projects. Through the analysis of these categories, we understand that the practice adopted by these teachers, who were creatively insubordinate in the context in which they were inserted, brought contributions to the teaching of Statistics for their students, as they provided moments for them to have a voice, to achieve participate in their entire learning process and understand Statistics and realize its importance.

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Idioma

Português

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