Publicação:
Práticas insubordinadas de professoras que ensinam estatística nos anos finais do Ensino Fundamental

dc.contributor.advisorSouza, Antonio Carlos de [UNESP]
dc.contributor.authorPereira, Priscila dos Santos [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-01-13T17:15:46Z
dc.date.available2025-01-13T17:15:46Z
dc.date.issued2024-12-03
dc.description.abstractEssa pesquisa tem por objetivo analisar práticas docentes insubordinadas criativamente de professoras que lecionam a disciplina Estatística para os anos finais do ensino fundamental, reveladas em suas narrativas. Para tanto, partimos da interrogação “O que revelam as narrativas de professoras dos anos finais do ensino fundamental sobre suas práticas insubordinadas ao ensinarem estatística?”. A constituição dos dados se deu por meio de entrevistas narrativas. As análises dos registros produzidos foram realizadas segundo os preceitos da pesquisa qualitativa e de acordo os procedimentos de análise de Jovchelovitch e Bauer. Com base nas análises dos dados, foram encontradas as três categorias: dar voz aos estudantes; romper com práticas tradicionais e letrar estatisticamente os estudantes por meio de projetos. Por meio das análises dessas categorias, compreendemos que a prática adotada por essas professoras, que foram insubordinadas criativamente no contexto no qual elas estavam inseridas, trouxe contribuições para o ensino de Estatística de seus alunos, pois proporcionaram momentos para que eles pudessem ter voz, que conseguissem participar de todo o seu processo de aprendizagem e entendessem a Estatística e percebessem a sua importância.pt
dc.description.abstractThis research aims to analyze creatively insubordinate teaching practices of teachers who teach Statistics for the final years of elementary school, revealed in their narratives. To do so, we started with the question “What do the narratives of teachers in the final years of elementary school reveal about their insubordinate practices when teaching statistics?”. The data was created through narrative interviews. The analyzes of the records produced were carried out according to the precepts of qualitative research and in accordance with the analysis procedures of Jovchelovitch and Bauer. Based on data analysis, three categories were found: Giving students a voice; disruption of traditional practices and statistically literate students through projects. Through the analysis of these categories, we understand that the practice adopted by these teachers, who were creatively insubordinate in the context in which they were inserted, brought contributions to the teaching of Statistics for their students, as they provided moments for them to have a voice, to achieve participate in their entire learning process and understand Statistics and realize its importance.en
dc.identifier.capes33004137031P7
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/259641
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectPráticas insubordinadas criativamentept
dc.subjectEducação estatísticapt
dc.subjectEntrevista narrativapt
dc.subjectCreatively insubordinate practicesen
dc.subjectStatistical educationen
dc.subjectNarrative interviewen
dc.titlePráticas insubordinadas de professoras que ensinam estatística nos anos finais do Ensino Fundamentalpt
dc.title.alternativeInsubordinate practices of teachers who teach statistics in the final years of Elementary Schoolen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosófico-científicospt
unesp.researchAreaResolução de problemas e ensino e aprendizagem de matemáticapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
pereira_ps_me_rcla.pdf
Tamanho:
1.22 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: