Publicação: Mediação da informação em museus: concepções a partir dos textos da exposição de longa duração do Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas
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Data
2025-02-17
Orientador
Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de 

Coorientador
Pós-graduação
Ciência da Informação - FFC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta tese investiga concepções de mediação da informação em museus, sob a perspectiva da apropriação social da informação entre o autor (museu) e o leitor (visitante), considerando também o Design da Informação nos textos da exposição de longa duração do Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas. A pesquisa possui natureza quali-quantitativa, a qual busca entender como o museu estrutura a mediação da informação por meio do texto da exposição, de modo que o visitante possa interagir e se apropriar da informação com a qual tem contato durante a experiência de visita. Com relação ao objeto pesquisado, classifica-se como exploratória e, quanto aos fins, caracteriza-se como tipologia descritiva, concentrada em observar e medir as variáveis em determinado momento, expondo as características envolvidas no processo e no fenômeno estudado. Apresenta como método principal o estudo de caso. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário eletrônico estruturado, com questões abertas e fechadas. Quanto aos métodos secundários, a pesquisa configura-se como bibliográfica, documental e de campo. Bibliográfica com o intuito de realizar um levantamento aprofundado, utilizando como técnica de coleta de dados o método Revisão Integrativa de Literatura. Outro método utilizado foi a pesquisa documental, compreendida pela análise de documentos para fundamentar as afirmações e declarações levantadas no decorrer da pesquisa. Por fim, como pesquisa de campo, buscou-se subsidiar a coleta de dados primários no espaço onde ocorre o fenômeno ou onde se encontram elementos que permitam explicá-lo. Esta etapa contou com observação direta in loco, realizada com base em um protocolo previamente estruturado com os aspectos necessários para observação e análise de acordo com os objetivos da tese. Utilizou-se a ferramenta Mapa de Empatia, aplicada à experiência do público do museu, para gerar ideias e subsidiar a construção de protótipos de textos alinhados às reais necessidades e expectativas dos sujeitos informacionais (público). Por fim, como procedimento de análise dos dados, foi adotada a Análise de Conteúdo, na qual as categorias emergem a partir dos dados da pesquisa. Conclui-se que as concepções de mediação da informação, a partir dos textos expositivos, estão inseridas no âmbito da informação implícita, pois se articulam com outras ações colaborativas no contexto da exposição e dos museus. Os textos presentes na exposição de longa duração do Museu Amazônico atuam como elementos fundamentais para a construção de sentidos e para a apropriação social da informação. A análise revelou que o planejamento desses textos evidencia tanto características de mediação implícita – quando o conteúdo é estruturado de maneira indireta, permitindo múltiplas interpretações – quanto de mediação explícita, quando há um direcionamento mais claro sobre os significados pretendidos. Além disso, observou-se a coexistência da dimensão intrínseca, ligada ao domínio cognitivo, e da dimensão extrínseca, materializada na escolha das palavras e na forma como são articuladas na exposição.
Resumo (inglês)
This study investigates conceptions of information mediation in museums from the perspective of the social appropriation of information between the author (museum) and the reader (visitor), also considering Information Design in the texts of the long-term exhibition at the Amazonian Museum of the Federal University of Amazonas. The research adopts a quali-quantitative approach, aiming to understand how the museum structures information mediation through exhibition texts, enabling visitors to interact and appropriate the information they encounter during their visit experience. Regarding the research object, the study is classified as exploratory, while in terms of purpose, it is categorized as descriptive, focusing on observing and measuring variables at a given moment, exposing the characteristics involved in the process and the phenomenon under study. The main research method employed is case study. Data collection was carried out through a structured electronic questionnaire containing both open-ended and closed-ended questions. As for secondary methods, the study is bibliographic, documentary, and field-based. The bibliographic research aimed at conducting an in-depth review using the Integrative Literature Review method as a data collection technique. The documentary research involved the analysis of documents to support the claims and statements presented throughout the study. Additionally, field research was conducted to gather primary data in the space where the phenomenon occurs or where elements that explain it can be found. This phase included direct in loco observation, guided by a previously structured protocol outlining the necessary aspects for observation and analysis according to the dissertation’s objectives. The Empathy Map tool was applied to the museum audience’s experience to generate insights and support the development of prototype texts aligned with the real needs and expectations of the informational subjects (audience). Lastly, Content Analysis was adopted as the data analysis method, in which categories emerged from the research data. The study concludes that conceptions of information mediation, as conveyed through exhibition texts, fall within the scope of implicit information, as they are articulated with other collaborative actions within the exhibition and museum context. The texts present in the long-term exhibition at the Amazonian Museum serve as fundamental elements for meaning-making and the social appropriation of information. The analysis revealed that the planning of these texts exhibits characteristics of both implicit mediation — when the content is structured in an indirect manner, allowing for multiple interpretations — and explicit mediation, where a clearer direction regarding intended meanings is provided. Moreover, the coexistence of the intrinsic dimension, related to the cognitive domain, and the extrinsic dimension, materialized in word choice and the way they are articulated in the exhibition, was observed.
Resumo (espanhol)
La investigación tiene como objetivo proponer concepciones de mediación de la información en museos, bajo la perspectiva de la apropiación social de la información entre el autor (museo) y el lector (visitante), considerando también el diseño de la información en los textos de la exposición de larga duración del Museo Amazónico de la Universidad Federal de Amazonas. La investigación adopta un enfoque cuali-cuantitativo, con el objetivo de comprender cómo el museo estructura la mediación de la información a través de los textos expositivos, permitiendo que los visitantes interactúen y se apropien de la información con la que entran en contacto durante su experiencia de visita. En cuanto al objeto de estudio, la investigación se clasifica como exploratoria y, en términos de finalidad, se caracteriza como descriptiva, centrándose en la observación y medición de variables en un momento determinado, exponiendo las características involucradas en el proceso y en el fenómeno estudiado. El principal método de investigación utilizado es el estudio de caso. La recolección de datos se llevó a cabo mediante la aplicación de un cuestionario electrónico estructurado, con preguntas abiertas y cerradas. En lo que respecta a los métodos secundarios, la investigación se configura como bibliográfica, documental y de campo. La investigación bibliográfica tuvo como objetivo realizar un levantamiento profundo, utilizando como técnica de recolección de datos el método de Revisión Integrativa de la Literatura. La investigación documental comprendió el análisis de documentos para fundamentar las afirmaciones y declaraciones formuladas a lo largo del estudio. Además, se realizó una investigación de campo para recopilar datos primarios en el espacio donde ocurre el fenómeno o donde se encuentran elementos que permitan explicarlo. Esta etapa incluyó la observación directa in loco, basada en un protocolo previamente estructurado con los aspectos necesarios para la observación y el análisis de acuerdo con los objetivos de la tesis. Se utilizó la herramienta Mapa de Empatía, aplicada a la experiencia del público del museo, con el fin de generar ideas y apoyar la construcción de prototipos de textos alineados con las necesidades y expectativas reales de los sujetos informacionales (público). Finalmente, para el análisis de los datos, se adoptó el método de Análisis de Contenido, en el cual las categorías emergen a partir de los datos obtenidos en la investigación. Se concluye que las concepciones de mediación de la información, a partir de los textos expositivos, están insertas en el ámbito de la información implícita, ya que se articulan con otras acciones colaborativas en el contexto de la exposición y de los museos. Los textos presentes en la exposición de larga duración del Museo Amazónico actúan como elementos fundamentales para la construcción de significados y para la apropiación social de la información. El análisis reveló que la planificación de estos textos evidencia tanto características de mediación implícita—cuando el contenido se estructura de manera indirecta, permitiendo múltiples interpretaciones—como de mediación explícita, cuando existe una orientación más clara sobre los significados pretendidos. Además, se observó la coexistencia de la dimensión intrínseca, vinculada al dominio cognitivo, y la dimensión extrínseca, materializada en la elección de las palabras y en la forma en que se articulan en la exposición.
Descrição
Idioma
Português
Como citar
SIQUEIRA, Thiago Giordano de Souza. Mediação da informação em museus: concepções a partir dos textos da exposição de longa duração do Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas. 2025. 349 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2025.