Publicação: Mediação da informação em museus: concepções a partir dos textos da exposição de longa duração do Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas
dc.contributor.advisor | Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de [UNESP] | |
dc.contributor.author | Siqueira, Thiago Giordano de Souza [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | pt |
dc.date.accessioned | 2025-02-24T18:01:52Z | |
dc.date.available | 2025-02-24T18:01:52Z | |
dc.date.issued | 2025-02-17 | |
dc.description.abstract | Esta tese investiga concepções de mediação da informação em museus, sob a perspectiva da apropriação social da informação entre o autor (museu) e o leitor (visitante), considerando também o Design da Informação nos textos da exposição de longa duração do Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas. A pesquisa possui natureza quali-quantitativa, a qual busca entender como o museu estrutura a mediação da informação por meio do texto da exposição, de modo que o visitante possa interagir e se apropriar da informação com a qual tem contato durante a experiência de visita. Com relação ao objeto pesquisado, classifica-se como exploratória e, quanto aos fins, caracteriza-se como tipologia descritiva, concentrada em observar e medir as variáveis em determinado momento, expondo as características envolvidas no processo e no fenômeno estudado. Apresenta como método principal o estudo de caso. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário eletrônico estruturado, com questões abertas e fechadas. Quanto aos métodos secundários, a pesquisa configura-se como bibliográfica, documental e de campo. Bibliográfica com o intuito de realizar um levantamento aprofundado, utilizando como técnica de coleta de dados o método Revisão Integrativa de Literatura. Outro método utilizado foi a pesquisa documental, compreendida pela análise de documentos para fundamentar as afirmações e declarações levantadas no decorrer da pesquisa. Por fim, como pesquisa de campo, buscou-se subsidiar a coleta de dados primários no espaço onde ocorre o fenômeno ou onde se encontram elementos que permitam explicá-lo. Esta etapa contou com observação direta in loco, realizada com base em um protocolo previamente estruturado com os aspectos necessários para observação e análise de acordo com os objetivos da tese. Utilizou-se a ferramenta Mapa de Empatia, aplicada à experiência do público do museu, para gerar ideias e subsidiar a construção de protótipos de textos alinhados às reais necessidades e expectativas dos sujeitos informacionais (público). Por fim, como procedimento de análise dos dados, foi adotada a Análise de Conteúdo, na qual as categorias emergem a partir dos dados da pesquisa. Conclui-se que as concepções de mediação da informação, a partir dos textos expositivos, estão inseridas no âmbito da informação implícita, pois se articulam com outras ações colaborativas no contexto da exposição e dos museus. Os textos presentes na exposição de longa duração do Museu Amazônico atuam como elementos fundamentais para a construção de sentidos e para a apropriação social da informação. A análise revelou que o planejamento desses textos evidencia tanto características de mediação implícita – quando o conteúdo é estruturado de maneira indireta, permitindo múltiplas interpretações – quanto de mediação explícita, quando há um direcionamento mais claro sobre os significados pretendidos. Além disso, observou-se a coexistência da dimensão intrínseca, ligada ao domínio cognitivo, e da dimensão extrínseca, materializada na escolha das palavras e na forma como são articuladas na exposição. | pt |
dc.description.abstract | This study investigates conceptions of information mediation in museums from the perspective of the social appropriation of information between the author (museum) and the reader (visitor), also considering Information Design in the texts of the long-term exhibition at the Amazonian Museum of the Federal University of Amazonas. The research adopts a quali-quantitative approach, aiming to understand how the museum structures information mediation through exhibition texts, enabling visitors to interact and appropriate the information they encounter during their visit experience. Regarding the research object, the study is classified as exploratory, while in terms of purpose, it is categorized as descriptive, focusing on observing and measuring variables at a given moment, exposing the characteristics involved in the process and the phenomenon under study. The main research method employed is case study. Data collection was carried out through a structured electronic questionnaire containing both open-ended and closed-ended questions. As for secondary methods, the study is bibliographic, documentary, and field-based. The bibliographic research aimed at conducting an in-depth review using the Integrative Literature Review method as a data collection technique. The documentary research involved the analysis of documents to support the claims and statements presented throughout the study. Additionally, field research was conducted to gather primary data in the space where the phenomenon occurs or where elements that explain it can be found. This phase included direct in loco observation, guided by a previously structured protocol outlining the necessary aspects for observation and analysis according to the dissertation’s objectives. The Empathy Map tool was applied to the museum audience’s experience to generate insights and support the development of prototype texts aligned with the real needs and expectations of the informational subjects (audience). Lastly, Content Analysis was adopted as the data analysis method, in which categories emerged from the research data. The study concludes that conceptions of information mediation, as conveyed through exhibition texts, fall within the scope of implicit information, as they are articulated with other collaborative actions within the exhibition and museum context. The texts present in the long-term exhibition at the Amazonian Museum serve as fundamental elements for meaning-making and the social appropriation of information. The analysis revealed that the planning of these texts exhibits characteristics of both implicit mediation — when the content is structured in an indirect manner, allowing for multiple interpretations — and explicit mediation, where a clearer direction regarding intended meanings is provided. Moreover, the coexistence of the intrinsic dimension, related to the cognitive domain, and the extrinsic dimension, materialized in word choice and the way they are articulated in the exhibition, was observed. | en |
dc.description.abstract | La investigación tiene como objetivo proponer concepciones de mediación de la información en museos, bajo la perspectiva de la apropiación social de la información entre el autor (museo) y el lector (visitante), considerando también el diseño de la información en los textos de la exposición de larga duración del Museo Amazónico de la Universidad Federal de Amazonas. La investigación adopta un enfoque cuali-cuantitativo, con el objetivo de comprender cómo el museo estructura la mediación de la información a través de los textos expositivos, permitiendo que los visitantes interactúen y se apropien de la información con la que entran en contacto durante su experiencia de visita. En cuanto al objeto de estudio, la investigación se clasifica como exploratoria y, en términos de finalidad, se caracteriza como descriptiva, centrándose en la observación y medición de variables en un momento determinado, exponiendo las características involucradas en el proceso y en el fenómeno estudiado. El principal método de investigación utilizado es el estudio de caso. La recolección de datos se llevó a cabo mediante la aplicación de un cuestionario electrónico estructurado, con preguntas abiertas y cerradas. En lo que respecta a los métodos secundarios, la investigación se configura como bibliográfica, documental y de campo. La investigación bibliográfica tuvo como objetivo realizar un levantamiento profundo, utilizando como técnica de recolección de datos el método de Revisión Integrativa de la Literatura. La investigación documental comprendió el análisis de documentos para fundamentar las afirmaciones y declaraciones formuladas a lo largo del estudio. Además, se realizó una investigación de campo para recopilar datos primarios en el espacio donde ocurre el fenómeno o donde se encuentran elementos que permitan explicarlo. Esta etapa incluyó la observación directa in loco, basada en un protocolo previamente estructurado con los aspectos necesarios para la observación y el análisis de acuerdo con los objetivos de la tesis. Se utilizó la herramienta Mapa de Empatía, aplicada a la experiencia del público del museo, con el fin de generar ideas y apoyar la construcción de prototipos de textos alineados con las necesidades y expectativas reales de los sujetos informacionales (público). Finalmente, para el análisis de los datos, se adoptó el método de Análisis de Contenido, en el cual las categorías emergen a partir de los datos obtenidos en la investigación. Se concluye que las concepciones de mediación de la información, a partir de los textos expositivos, están insertas en el ámbito de la información implícita, ya que se articulan con otras acciones colaborativas en el contexto de la exposición y de los museos. Los textos presentes en la exposición de larga duración del Museo Amazónico actúan como elementos fundamentales para la construcción de significados y para la apropiación social de la información. El análisis reveló que la planificación de estos textos evidencia tanto características de mediación implícita—cuando el contenido se estructura de manera indirecta, permitiendo múltiples interpretaciones—como de mediación explícita, cuando existe una orientación más clara sobre los significados pretendidos. Además, se observó la coexistencia de la dimensión intrínseca, vinculada al dominio cognitivo, y la dimensión extrínseca, materializada en la elección de las palabras y en la forma en que se articulan en la exposición. | es |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) | pt |
dc.identifier.capes | 33004110043P4 | |
dc.identifier.citation | SIQUEIRA, Thiago Giordano de Souza. Mediação da informação em museus: concepções a partir dos textos da exposição de longa duração do Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas. 2025. 349 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2025. | pt |
dc.identifier.lattes | 7253641411021681 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0001-7364-100X | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11449/261341 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.subject | Mediação da informação | pt |
dc.subject | Apropriação da informação | pt |
dc.subject | Textos de exposições | pt |
dc.subject | Museus | pt |
dc.subject | Information mediation | en |
dc.subject | Appropriation of information | en |
dc.subject | Exhibition texts | en |
dc.subject | Museums | en |
dc.subject | Mediación de la información | es |
dc.subject | Apropiación de la información | es |
dc.subject | Textos de exposiciones | es |
dc.subject | Museos | es |
dc.title | Mediação da informação em museus: concepções a partir dos textos da exposição de longa duração do Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas | pt |
dc.title.alternative | Information mediation in museums: conceptions based on the texts from the long-term exhibition of the Amazonian Museum at the Federal University of Amazonas | en |
dc.title.alternative | Mediación de la Información en museos: concepciones a partir de los textos de la exposición de larga duración del Museo Amazónico de la Universidad Federal de Amazonas | es |
dc.type | Tese de doutorado | pt |
dcterms.impact | Em primeiro lugar, a investigação proposta amplia a compreensão das práticas de mediação da informação em museus, especificamente no contexto do Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Ao analisar os textos da exposição de longa duração, a pesquisa busca identificar as concepções subjacentes à mediação da informação nesse ambiente. Essa compreensão mais profunda permitirá o aprimoramento das estratégias de comunicação e educação dos museus, fortalecendo a interação entre os visitantes e o patrimônio cultural e científico. Em segundo lugar, a pesquisa contribui para a disseminação do conhecimento científico relacionado à região amazônica. Ao explorar os textos da exposição de longa duração do Museu Amazônico, a pesquisa oferece insights sobre a representação da informação e a transmissão do conhecimento sobre a Amazônia. Isso é de particular importância, pois a região amazônica possui uma rica diversidade biológica, cultural e social, com desafios e oportunidades únicos em termos de desenvolvimento sustentável. Em relação à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), a pesquisa está intrinsecamente relacionada a diversos objetivos estabelecidos. Em particular, a investigação contribui para o Objetivo 4 (educação de qualidade), fornecendo informações e insights para melhorar as estratégias de comunicação e educação em museus, com o intuito de facilitar o aprendizado e a compreensão do público em relação ao patrimônio cultural e científico. Além disso, a pesquisa também se alinha com o Objetivo 11 (cidades e comunidades sustentáveis), ao explorar formas de promover a conscientização sobre a região amazônica e suas particularidades, visando um desenvolvimento sustentável e inclusivo. Portanto, essa investigação no campo da Ciência da Informação tem como objetivo contribuir para a sociedade por meio da promoção do conhecimento científico, cultural e sustentável, fornecendo uma base para aprimorar as estratégias de mediação da informação em museus e ampliar a compreensão e a apropriação da informação sobre a região amazônica pelos visitantes do museu. | pt |
dcterms.impact | Firstly, the proposed research expands understanding of information mediation practices in museums, specifically within the context of the Amazonian Museum at the Federal University of Amazonas (UFAM). By analyzing the texts of the long-term exhibition, the research seeks to identify the underlying conceptions of information mediation in this environment. This deeper understanding will enable the enhancement of museum communication and education strategies, strengthening the interaction between visitors and the cultural and scientific heritage. Secondly, the research contributes to the dissemination of scientific knowledge related to the Amazon region. By exploring the texts of the long-term exhibition at the Amazon Museum, the research provides insights into the representation of information and the transmission of knowledge about the Amazon. This is particularly important as the Amazon region has rich biological, cultural, and social diversity, with unique challenges and opportunities in terms of sustainable development. Regarding the UN's 2030 Agenda, the research is intrinsically related to several established goals. In particular, the investigation contributes to Goal 4 (Quality Education) by providing information and insights to improve communication and education strategies in museums, aiming to facilitate learning and understanding of the public regarding cultural and scientific heritage. Additionally, the research also aligns with Goal 11 (Sustainable Cities and Communities) by exploring ways to promote awareness of the Amazon region and its particularities, aiming for sustainable and inclusive development. Therefore, this research in the field of Information Science aims to contribute to society by promoting scientific, cultural, and sustainable knowledge, providing a basis for enhancing information mediation strategies in museums, and expanding understanding and appropriation of information about the Amazon region by museum visitors. | en |
dcterms.impact | En primer lugar, la investigación propuesta amplía la comprensión de las prácticas de mediación de la información en museos, específicamente en el contexto del Museo Amazónico de la Universidad Federal de Amazonas (UFAM). Al analizar los textos de la exposición de larga duración, la investigación busca identificar las concepciones subyacentes a la mediación de la información en este entorno. Esta comprensión más profunda permitirá el perfeccionamiento de las estrategias de comunicación y educación de los museos, fortaleciendo la interacción entre los visitantes y el patrimonio cultural y científico. En segundo lugar, la investigación contribuye a la difusión del conocimiento científico relacionado con la región amazónica. Al explorar los textos de la exposición de larga duración del Museo Amazónico, la investigación ofrece perspectivas sobre la representación de la información y la transmisión del conocimiento sobre la Amazonía. Esto es de particular importancia, ya que la región amazónica posee una rica diversidad biológica, cultural y social, con desafíos y oportunidades únicos en términos de desarrollo sostenible. En relación con la Agenda 2030 de la ONU, la investigación está intrínsecamente relacionada con diversos objetivos establecidos. En particular, la investigación contribuye al Objetivo 4 (Educación de Calidad), proporcionando información y perspectivas para mejorar las estrategias de comunicación y educación en museos, con el fin de facilitar el aprendizaje y la comprensión del público en relación con el patrimonio cultural y científico. Además, la investigación también se alinea con el Objetivo 11 (Ciudades y Comunidades Sostenibles), al explorar formas de promover la conciencia sobre la región amazónica y sus particularidades, buscando un desarrollo sostenible e inclusivo. Por lo tanto, esta investigación en el campo de la Ciencia de la Información tiene como objetivo contribuir a la sociedad mediante la promoción del conocimiento científico, cultural y sostenible, proporcionando una base para mejorar las estrategias de mediación de la información en museos y ampliar la comprensión y apropiación de la información sobre la región amazónica por parte de los visitantes del museo. | es |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.examinationboard.type | Banca pública | pt |
unesp.graduateProgram | Ciência da Informação - FFC | pt |
unesp.knowledgeArea | Informação, tecnologia e conhecimento | pt |
unesp.researchArea | Gestão, mediação e uso da informação | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- siqueira_tgs_dr_mar.pdf
- Tamanho:
- 35.42 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.14 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: