Publicação: Função motora global e fina, percepção visomotora em escolares do 1° e 2° ano do ensino fundamental I em tempos de pandemia: estudo relacional e de regressão
dc.contributor.advisor | Germano, Giseli Donadon [UNESP] | |
dc.contributor.author | Maciel, Milena Sansone Duarte | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2022-03-07T23:14:33Z | |
dc.date.available | 2022-03-07T23:14:33Z | |
dc.date.issued | 2022-01-28 | |
dc.description.abstract | Objetivo: Este estudo teve o objetivo de caracterizar, relacionar e estabelecer as habilidades preditoras de funções motoras globais e finas e percepto-visomotoras de escolares do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I, em tempos de pandemia. Método: Participaram 20 escolares com queixas de dificuldades de aprendizagem, do 1° e 2° ano do Ensino Fundamental I, que frequentam o ensino público da cidade de MaríliaSP. Os procedimentos seguiram as recomendações da Organização Mundial da Saúde em relação à pandemia. Foram utilizados como procedimentos: a Avaliação motora Bruininks–Oseretsky (BOT-2); e o Teste de Desenvolvimento da Percepção Visual DTVP-III. Resultados: Os resultados foram analisados estatisticamente. Em relação às classificações, a maioria dos escolares do GI e GII teve desempenho Muito Pobre, Pobre a Abaixo da média quanto às classificações referentes à percepção visual e integração visual motora do DTVP-III. Para o BOT-2, a maioria dos escolares do GI e GII teve desempenho Abaixo da Média para Precisão Motora Fina e Controle Manual Fino. Houve diferença significante entre os grupos para Idade Cronológica e Coordenação de Membros Superiores; relação forte e direta entre a habilidade de Precisão Motora Fina e Controle Manual Fino e Integração Visual Motora (BOT2); e relação positiva e moderada entre o Controle Manual Fino e a Precisão Motora Fina. Quanto à Regressão, observou-se que a idade cronológica e o equilíbrio predisseram 98,7% da classificação de Precisão Motora Fina; a coordenação de membros superiores e cópia predisseram 91% da Integração Visual Motora; o fechamento visual, a coordenação bilateral, o equilíbrio e a integração visomotora (BOT) predisseram 96,7% da classificação de Coordenação Olho Mão; o fechamento visual, a coordenação bilateral, o equilíbrio e a precisão motora fina predisseram 85,80% para a classificação de Figura-Fundo; a integração visomotora e a precisão motora fina predisseram 93,50% para a classificação de Integração Visual Motora (DTVP-III). Conclusão: Conclui-se que os escolares com dificuldades de aprendizagem apresentaram desempenho abaixo do esperado para a Coordenação de Membros Superiores, Precisão Motora Fina e para as habilidades de Fechamento Visual e de Integração Visomotora; que as habilidades de Precisão Motora Fina, Controle Manual Fino e de Integração Visomotora se relacionaram positivamente; que a idade cronológica foi um fator preditivo para a Precisão Motora Fina; e que o Equilíbrio e a Coordenação Bilateral impactaram as classificações de Figura–Fundo, Fechamento Visual e de Integração Visomotora, Cópia e de Coordenação Olho-Mão. Os escolares tiveram dificuldades na função motora fina (Precisão Motora Fina) e de percepção visual (Fechamento Visual), consequência da falta de oportunidade de experiências motoras, agravadas pela falta de vivência escolar em tempos de pandemia. | pt |
dc.description.abstract | Objective: This study aimed to characterize, relate and establish the predictive skills of global and fine motor functions and perceptual-motor functions of students in the 1st and 2nd year of Elementary School I, in times of a pandemic. Method: 20 students with complaints of learning difficulties participated, from the 1st and 2nd year of Elementary School I, who attend public schools in the city of Marília-SP. The procedures followed the recommendations of the World Health Organization regarding the pandemic. The following procedures were used: the Bruininks–Oseretsky Motor Assessment (BOT-2); and the DTVP-III Visual Perception Development Test. Results: The results were statistically analyzed. Regarding the classifications, most students from GI and GII had a Very Poor, Poor to Below average performance regarding the classifications referring to visual perception and visual motor integration of the DTVPIII. For the BOT-2, most students in GI and GII performed Below Average for Fine Motor Precision and Fine Manual Control. There was a significant difference between the groups for Chronological Age and Coordination of Upper Limbs; strong and direct relationship between the skill of Fine Motor Precision and Fine Manual Control and Visual Motor Integration (BOT2); and positive and moderate relationship between Fine Manual Control and Fine Motor Precision. As for Regression, it was observed that chronological age and balance predicted 98.7% of the Fine Motor Precision classification; upper limb coordination and copying predicted 91% of Visual Motor Integration; visual closure, bilateral coordination, balance and visomotor integration (BOT) predicted 96.7% of the Eye-Hand Coordination rating; visual closure, bilateral coordination, balance and fine motor precision predicted 85.80% for the FigureBackground classification; Visual Motor Integration and Fine Motor Precision predicted 93.50% for Visual Motor Integration (DTVP-III) classification. Conclusion: It is concluded that the students with learning difficulties presented performance below the expected for the Coordination of Upper Limbs, Fine Motor Precision and for the Visual Closure and Visomotor Integration skills; That the Fine Motor Precision, Fine Manual Control and Visomotor Integration skills were positively related; That chronological age was a predictive factor for Fine Motor Precision; and that the Balance and Bilateral Coordination impacted the classifications of Figure-Background, Visual Closure and Visomotor Integration, Copying and Eye-Hand Coordination. Schoolchildren had difficulties in fine motor function (Fine Motor Precision) and visual perception (Visual Closure), a consequence of the lack of opportunity for motor experiences, aggravated by the lack of school experience in times of a pandemic. | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: 001 | |
dc.identifier.capes | 33004110045P7 | |
dc.identifier.citation | Maciel, Milena Sansone Duarte. Função motora global e fina, percepção visomotora em escolares do 1° e 2° ano do ensino fundamental I em tempos de pandemia: estudo relacional e de regressão. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022. | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/217064 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Avaliação educacional | pt |
dc.subject | Destreza motora | pt |
dc.subject | Percepção visual | pt |
dc.subject | Educational assessment | en |
dc.subject | Motor skill | en |
dc.subject | Visual perception | en |
dc.title | Função motora global e fina, percepção visomotora em escolares do 1° e 2° ano do ensino fundamental I em tempos de pandemia: estudo relacional e de regressão | pt |
dc.title.alternative | Global and fine motor function, visual-motor perception in 1st and 2nd grade students of elementary school I in times of pandemic: relational and regression study | en |
dc.type | Dissertação de mestrado | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.examinationboard.type | Banca pública | pt |
unesp.graduateProgram | Fonoaudiologia - FFC | pt |
unesp.knowledgeArea | Distúrbios da comunicação humana | pt |
unesp.researchArea | Prevenção, avaliação e terapia em fonoaudiologia | pt |
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