Publicação: A face perversa da convivência escolar: uma exploração psicanalítica do bullying
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Data
Orientador
Okamoto, Mary Yoko
Coorientador
Pós-graduação
Psicologia - FCLAS
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Em sentido amplo, esta pesquisa buscou operacionalizar uma exploração do bullying a partir da psicanálise. Para isto, foram utilizadas duas técnicas de investigação clínica da personalidade, amplamente empregadas no diagnóstico psicológico e na psicoterapia psicanalítica: (a) o Procedimento de Desenhos de Família com Estórias e (b) uma Entrevista Psicológica Semiestruturada. Além disso, também a teoria psicanalítica foi adotada como alicerce, principalmente a obra de Freud e continuadores. A realização da pesquisa se deu por meio da coleta e análise de dados ofertados voluntariamente por alunos do ensino fundamental II de uma escola pública do município de Assis - SP, potenciais agentes e/ou vítimas de bullying, além de uma revisão bibliográfica sobre o bullying. Em sentido específico, esta pesquisa buscou explorar conexões possíveis entre o bullying e a organização libidinal perversa, com base na compreensão de Freud sobre as perversões. Assim, foram selecionadas as principais obras de Freud em que o tipo perverso de organização da libido é assunto principal, conhecimento posteriormente utilizado para embasar a exploração do bullying. Quanto aos resultados, mesmo em vista da necessidade de maior número de estudos e pesquisas sobre o assunto, há indicativos plausíveis de que o bullying é um dos efeitos de um possível comprometimento emocional dos envolvidos, particularmente agressores, vítimas-agressoras e vítimas típicas.
Resumo (português)
The purpose of this research in a broad sense is to explore bullying from the psychoanalysis point of view. Therefore, two clinical personality research techniques had been used, which have been widely used for psychological diagnosis and psychoanalytic psychotherapy, first of all (a) the Procedure of Family Drawings with Stories, and second (b) a Semi-structured Psychological Interview. Moreover, the psychoanalytic theory had been also adopted as support, especially Freud and his followers’ work. The research was built through voluntarily offered data collection and analysis by secondary school students from a state school in Assis – SP, which were considered potential agents and / or victims of bullying, as well as through a bibliographic review on bullying. In specific sense, this research sought to explore possible connections between bullying and the perverse libidinal organization, based on Freud's understanding of perversions. Thus, the main Freud’s work in which the perverse type of organization of the libido is the main subject had been selected, knowledge later used to support the exploitation of bullying. Regarding the results, there are plausible indications that bullying can be one of the effects of a possible emotional impairment among the involved ones, particularly aggressors, victimaggressors and typical victims, even considering the necessity for further studies and researches on the subject
Descrição
Palavras-chave
Bullying, Psicanálise, Perversão, Desenhos de Família com Estórias
Idioma
Português