Logotipo do repositório
 

Publicação:
A face perversa da convivência escolar: uma exploração psicanalítica do bullying

dc.contributor.advisorOkamoto, Mary Yoko
dc.contributor.authorMarangoni, Vinícius Xavier Cintra [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-03-19T23:52:52Z
dc.date.available2018-03-19T23:52:52Z
dc.date.issued2018-01-25
dc.description.abstractEm sentido amplo, esta pesquisa buscou operacionalizar uma exploração do bullying a partir da psicanálise. Para isto, foram utilizadas duas técnicas de investigação clínica da personalidade, amplamente empregadas no diagnóstico psicológico e na psicoterapia psicanalítica: (a) o Procedimento de Desenhos de Família com Estórias e (b) uma Entrevista Psicológica Semiestruturada. Além disso, também a teoria psicanalítica foi adotada como alicerce, principalmente a obra de Freud e continuadores. A realização da pesquisa se deu por meio da coleta e análise de dados ofertados voluntariamente por alunos do ensino fundamental II de uma escola pública do município de Assis - SP, potenciais agentes e/ou vítimas de bullying, além de uma revisão bibliográfica sobre o bullying. Em sentido específico, esta pesquisa buscou explorar conexões possíveis entre o bullying e a organização libidinal perversa, com base na compreensão de Freud sobre as perversões. Assim, foram selecionadas as principais obras de Freud em que o tipo perverso de organização da libido é assunto principal, conhecimento posteriormente utilizado para embasar a exploração do bullying. Quanto aos resultados, mesmo em vista da necessidade de maior número de estudos e pesquisas sobre o assunto, há indicativos plausíveis de que o bullying é um dos efeitos de um possível comprometimento emocional dos envolvidos, particularmente agressores, vítimas-agressoras e vítimas típicas.pt
dc.description.abstractThe purpose of this research in a broad sense is to explore bullying from the psychoanalysis point of view. Therefore, two clinical personality research techniques had been used, which have been widely used for psychological diagnosis and psychoanalytic psychotherapy, first of all (a) the Procedure of Family Drawings with Stories, and second (b) a Semi-structured Psychological Interview. Moreover, the psychoanalytic theory had been also adopted as support, especially Freud and his followers’ work. The research was built through voluntarily offered data collection and analysis by secondary school students from a state school in Assis – SP, which were considered potential agents and / or victims of bullying, as well as through a bibliographic review on bullying. In specific sense, this research sought to explore possible connections between bullying and the perverse libidinal organization, based on Freud's understanding of perversions. Thus, the main Freud’s work in which the perverse type of organization of the libido is the main subject had been selected, knowledge later used to support the exploitation of bullying. Regarding the results, there are plausible indications that bullying can be one of the effects of a possible emotional impairment among the involved ones, particularly aggressors, victimaggressors and typical victims, even considering the necessity for further studies and researches on the subjectpt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.identifier.aleph000898453
dc.identifier.capes33004048021P6
dc.identifier.lattes1361530389916807
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/153102
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectBullyingpt
dc.subjectPsicanálisept
dc.subjectPerversãopt
dc.subjectDesenhos de Família com Estóriaspt
dc.titleA face perversa da convivência escolar: uma exploração psicanalítica do bullyingpt
dc.title.alternativeThe perverse side of the educational interaction: a psychoanalytical exploration of bullyingpt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes1361530389916807
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.embargo24 meses após a data da defesapt
unesp.graduateProgramPsicologia - FCLASpt
unesp.knowledgeAreaPsicologia e sociedadept
unesp.researchAreaProcessos psicossociais e de subjetivação no contemporâneopt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
marangoni_vxc_me_assis_par.pdf
Tamanho:
331.52 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
marangoni_vxc_me_assis_int.pdf
Tamanho:
1.82 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.99 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: