O jogo na Educação Física: um estudo sobre a BNCC e o Currículo Paulista à luz da Pedagogia Histórico Crítica
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Data
Autores
Orientador
Silva, Luciene Ferreira da 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Bauru - FC - Educação Física
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento dado ao jogo nas aulas de Educação Física, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo Paulista, sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. A pesquisa, de natureza qualitativa e fundamentada no método Materialismo Histórico Dialético, buscou compreender como o jogo é apresentado nos documentos oficiais e quais concepções pedagógicas e políticas orientam sua abordagem. Constatou-se que, embora a BNCC e o Currículo Paulista reconheçam o jogo como manifestação cultural e conteúdo pedagógico, sua aplicação se encontra submetida à lógica do desenvolvimento das competências e habilidades, vinculada ao ideário neoliberal. Tal orientação tende a esvaziar o potencial crítico e emancipador da Educação Física escolar, reduzindo o jogo a um instrumento de adaptação social e produtividade. À luz da Pedagogia Histórico-Crítica, defende-se que o jogo deve ser ensinado como prática social humanizadora, capaz de contribuir para a formação integral e de tomada de consciência social dos estudantes, articulando conhecimento, cultura e transformação social.
Resumo (inglês)
This study aims to analyze how games are approached in Physical Education classes based on the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and the Currículo Paulista, under the perspective of Historical-Critical Pedagogy. The research, qualitative in nature and grounded in document analysis, sought to understand how games are presented in official documents, and which pedagogical and political conceptions guide their implementation. The findings reveal that although the BNCC and the Currículo Paulista recognize games as cultural manifestations and pedagogical content, their application remains subject to the logic of competencies and skills, aligned with neoliberal ideology. This orientation tends to empty the critical and emancipatory potential of school Physical Education, reducing games to mere instruments of adaptation and productivity. From the viewpoint of Historical-Critical Pedagogy, it is argued that games should be taught as humanizing social practices that contribute to students’ integral and critical formation, integrating knowledge, culture, and social transformation.
Descrição
Palavras-chave
Jogo, Pedagogia Histórico-Crítica, Educação Física, BNCC, Currículo Paulista, Historical-Critical Pedagogy, Physical Education
Idioma
Português
Citação
OLIVEIRA, Vinicius Ferreira de. O jogo na Educação Física: um estudo sobre a BNCC e o Currículo Paulista à luz da Pedagogia Histórico Crítica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.

