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O jogo na Educação Física: um estudo sobre a BNCC e o Currículo Paulista à luz da Pedagogia Histórico Crítica

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Orientador

Silva, Luciene Ferreira da

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Bauru - FC - Educação Física

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento dado ao jogo nas aulas de Educação Física, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo Paulista, sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. A pesquisa, de natureza qualitativa e fundamentada no método Materialismo Histórico Dialético, buscou compreender como o jogo é apresentado nos documentos oficiais e quais concepções pedagógicas e políticas orientam sua abordagem. Constatou-se que, embora a BNCC e o Currículo Paulista reconheçam o jogo como manifestação cultural e conteúdo pedagógico, sua aplicação se encontra submetida à lógica do desenvolvimento das competências e habilidades, vinculada ao ideário neoliberal. Tal orientação tende a esvaziar o potencial crítico e emancipador da Educação Física escolar, reduzindo o jogo a um instrumento de adaptação social e produtividade. À luz da Pedagogia Histórico-Crítica, defende-se que o jogo deve ser ensinado como prática social humanizadora, capaz de contribuir para a formação integral e de tomada de consciência social dos estudantes, articulando conhecimento, cultura e transformação social.

Resumo (inglês)

This study aims to analyze how games are approached in Physical Education classes based on the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and the Currículo Paulista, under the perspective of Historical-Critical Pedagogy. The research, qualitative in nature and grounded in document analysis, sought to understand how games are presented in official documents, and which pedagogical and political conceptions guide their implementation. The findings reveal that although the BNCC and the Currículo Paulista recognize games as cultural manifestations and pedagogical content, their application remains subject to the logic of competencies and skills, aligned with neoliberal ideology. This orientation tends to empty the critical and emancipatory potential of school Physical Education, reducing games to mere instruments of adaptation and productivity. From the viewpoint of Historical-Critical Pedagogy, it is argued that games should be taught as humanizing social practices that contribute to students’ integral and critical formation, integrating knowledge, culture, and social transformation.

Descrição

Palavras-chave

Jogo, Pedagogia Histórico-Crítica, Educação Física, BNCC, Currículo Paulista, Historical-Critical Pedagogy, Physical Education

Idioma

Português

Citação

OLIVEIRA, Vinicius Ferreira de. O jogo na Educação Física: um estudo sobre a BNCC e o Currículo Paulista à luz da Pedagogia Histórico Crítica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Item type:Unidade,
Faculdade de Ciências
FC
Campus: Bauru


Departamentos

Cursos de graduação

Item type:Curso de graduação,
Educação Física
GEF


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