Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

O jogo na Educação Física: um estudo sobre a BNCC e o Currículo Paulista à luz da Pedagogia Histórico Crítica

dc.contributor.advisorSilva, Luciene Ferreira da [UNESP]
dc.contributor.authorOliveira, Vinicius Ferreira de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-12-15T19:02:56Z
dc.date.issued2025-11-29
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento dado ao jogo nas aulas de Educação Física, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo Paulista, sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. A pesquisa, de natureza qualitativa e fundamentada no método Materialismo Histórico Dialético, buscou compreender como o jogo é apresentado nos documentos oficiais e quais concepções pedagógicas e políticas orientam sua abordagem. Constatou-se que, embora a BNCC e o Currículo Paulista reconheçam o jogo como manifestação cultural e conteúdo pedagógico, sua aplicação se encontra submetida à lógica do desenvolvimento das competências e habilidades, vinculada ao ideário neoliberal. Tal orientação tende a esvaziar o potencial crítico e emancipador da Educação Física escolar, reduzindo o jogo a um instrumento de adaptação social e produtividade. À luz da Pedagogia Histórico-Crítica, defende-se que o jogo deve ser ensinado como prática social humanizadora, capaz de contribuir para a formação integral e de tomada de consciência social dos estudantes, articulando conhecimento, cultura e transformação social.pt
dc.description.abstractThis study aims to analyze how games are approached in Physical Education classes based on the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and the Currículo Paulista, under the perspective of Historical-Critical Pedagogy. The research, qualitative in nature and grounded in document analysis, sought to understand how games are presented in official documents, and which pedagogical and political conceptions guide their implementation. The findings reveal that although the BNCC and the Currículo Paulista recognize games as cultural manifestations and pedagogical content, their application remains subject to the logic of competencies and skills, aligned with neoliberal ideology. This orientation tends to empty the critical and emancipatory potential of school Physical Education, reducing games to mere instruments of adaptation and productivity. From the viewpoint of Historical-Critical Pedagogy, it is argued that games should be taught as humanizing social practices that contribute to students’ integral and critical formation, integrating knowledge, culture, and social transformation.en
dc.description.sponsorshipIdNão recebi financiamento
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Vinicius Ferreira de. O jogo na Educação Física: um estudo sobre a BNCC e o Currículo Paulista à luz da Pedagogia Histórico Crítica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/317262
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectJogopt
dc.subjectPedagogia Histórico-Críticapt
dc.subjectEducação Físicapt
dc.subjectBNCCpt
dc.subjectCurrículo Paulistapt
dc.subjectHistorical-Critical Pedagogyen
dc.subjectPhysical Educationen
dc.titleO jogo na Educação Física: um estudo sobre a BNCC e o Currículo Paulista à luz da Pedagogia Histórico Críticapt
dc.title.alternativeThe game in Physical Education: a study on the BNCC and the São Paulo Curriculum in Light of Critical Historical Pedagogyen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublicationc42829d5-79aa-4d0a-852b-b78f6f4131e1
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryc42829d5-79aa-4d0a-852b-b78f6f4131e1
relation.isOrgUnitOfPublicationaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscoveryaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
relation.isUndergradCourseOfPublication75ee5d28-8570-44c9-9256-0a66beaa594e
relation.isUndergradCourseOfPublication.latestForDiscovery75ee5d28-8570-44c9-9256-0a66beaa594e
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.undergraduateBauru - FC - Educação Físicapt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
oliveira_vf_tcc_bauru.pdf
Tamanho:
373.1 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
oliveira_vf_autorizacao_bauru.pdf
Tamanho:
107.99 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: