Avaliação da importância de atividades extensionistas na formação do cirurgião-dentista: Projeto Sorriso Feliz
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Data
Autores
Orientador
Weert, Daniela Atili Brandini 

Coorientador
Aranega, Alessandra Marcondes 

Pós-graduação
Curso de graduação
Araçatuba - FOA - Odontologia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção dos alunos da graduação participantes do Projeto Sorriso Feliz, quanto a importância deste na sua formação como cirurgião-dentista. Os participantes foram recrutados pelo método de amostra de conveniência entre alunos do Curso de Odontologia, da Faculdade de Odontologia, Campus de Araçatuba, UNESP que participaram do Projeto Sorriso Feliz no período de novembro de 2023 a novembro de 2024. A previsão de exclusão foi a impossibilidade de contato ou da decisão do indivíduo em não participar da pesquisa. O questionário de pesquisa, baseados na escala de Likert, escala de variável qualitativa e politômica, foi enviado de forma remota via aplicativos de comunicação simultânea, como WhatsApp ou e-mail, e visou identificar dados demográficos da população, e pontos específicos citados na Diretrizes Curriculares Nacionas para os cursos de odontologia como: planejamento de ações de promoção de saúde, atuação na promoção social, execução profissão de forma articulada ao contexto social, exame e diagnóstico, execução do plano de tratamento, preservação da saúde bucal, aplicação e interpreção da investigação científica, respeito aos princípios éticos, reconhecimento da limitação pessoal, comunicação verbal ou não verbal, trabalho em equipe, inovação tecnológica e educação continuada. Entre os participantes do Projeto Sorriso Feliz, que fizeram parte do estudo votaram nas categorias “muito importante” (81,6%), em diferentes áreas de formação como: prevenção e promoção de saúde (100%), comunicação não verbal (92,1%), comunicação verbal (94,7%), contexto social (100%), promoção de saúde (97.4%), exame clínico e diagnóstico de problemas odontológicos (100%), realização de plano de tratamento (92,1%), investigação científica (81,6%), prática de princípios éticos (100%), reconhecimento
das próprias limitações (92,1%), prática de trabalho em equipe (100%), inovação tecnológica (71,1%) (com tendência de melhor reconhecimento entre os alunos dos últimos anos (p=0,051), estímulo a educação continuada (100%), desenvolver a liderança (76.3%), administração (73,7%) e oferecer conteúdo para educação permanente (97,4%). Conclui-se que o projeto de extensão “Projeto Sorriso Feliz” foi de grande importância na formação profissional de futuros cirurgiões-dentistas, em diferentes eixos preconizados nas DCN em odontologia no Brasil, segundo a opinião dos alunos participantes.
Resumo (inglês)
The objective of this study was to evaluate the perception of undergraduate students participating in the Happy Smile Project regarding its importance in their training as dentists. Participants were recruited using the convenience sampling method among students of the Dentistry Course at the School of Dentistry, Araçatuba Campus, UNESP, who participated in the Happy Smile Project from November 2023 to November 2024.The exclusion criteria were the impossibility of contact or the individual's decision not to participate in the research. The research questionnaire, based on the Likert scale, a qualitative and polytomous variable scale, was sent remotely via simultaneous communication applications, such as WhatsApp or email, and aimed to identify demographic data of the population, and specific points mentioned in the National Curricular Guidelines for dentistry courses, such as: planning of health promotion actions, acting in social promotion, carrying out the profession in a way that is articulated with the social context, examination and diagnosis, execution of the treatment plan, preservation of oral health, application and interpretation of scientific research, respect for ethical principles, recognition of personal limitations, verbal or non-verbal communication, teamwork, technological innovation and continuing education. Among the participants of the Happy Smile Project, who took part in the study, they voted in the categories “very important” (81.6%), in different areas of training such as: prevention and health promotion (100%), nonverbal communication (92.1%), verbal communication (94.7%), social context (100%), health promotion (97.4%), clinical examination and diagnosis of dental problems (100%), implementation of treatment plans (92.1%), scientific research (81.6%), practice of ethical principles (100%), recognition of one's own limitations (92.1%), teamwork practices (100%), technological innovation (71.1%) (with a tendency for better recognition among students in recent years (p=0.051), encouragement of continuing education (100%), development of leadership (76.3%), administration (73.7%) and offering content for continuing education (97.4%). It is concluded that the extension project “Happy Smile Project” was of great importance in the professional training of future dentists, in different areas recommended in the DCN in dentistry in Brazil, according to the opinion of the participating students.
Descrição
Palavras-chave
Atenção primária à saúde, Crianças, Extensão universitaria, Estudantes de odontologia, Primary health care
Idioma
Português
Citação
PLACCO, L. S. Avaliação da importância de atividades extensionistas na formação do cirurgião-dentista: Projeto Sorriso Feliz. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) - Faculdade de Odontologia, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araçatuba, 2025.