Logotipo do repositório
 

Publicação:
O autoconhecimento nas aulas de educação física em tempos de isolamento social

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Alves, Flávio Soares

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Educação Física - IB

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A pandemia Covid-19 foi um momento na vida de todas as pessoas do mundo em que suas realidades sofreram mudanças drásticas, seja socialmente, economicamente, politicamente ou até mesmo internamente, em seu “ser”. Foram praticamente dois anos de isolamento social que mudaram o modo como muitas atividades eram realizadas, uma delas, o ensino, que se tornou remoto durante esse período e assim virou um grande desafio para professores e alunos na adequação de suas metodologias e aprendizagem tentando visar um resultado no mínimo parecido de como era presencialmente. Contudo, durante a pandemia muito do que devia ser implementado nas aulas foi deixado para trás ou inserido de um modo pouco complexo durante o ensino remoto, sendo um ótimo exemplo para isso as aulas de educação física e o autoconhecimento envolvido em suas práticas, ponto essencial dentro do período do Ensino Médio, o qual os jovens estão passando por um período na vida onde acontecem algumas das mais importantes transformações, afetando diretamente o conhecimento que eles têm de si mesmos. Com isso, o objetivo deste trabalho foi refletir sobre o autoconhecimento nas aulas de EF no ensino médio em tempos de isolamento social. Para tanto, foi buscado princípios da pesquisa qualitativa para operacionalizar a composição de uma investigação bibliográfica sobre o assunto. Na dimensão dos procedimentos metodológicos, foi operacionalizado um processo de rastreamento de artigos científicos, livros, teses, dissertações e outros materiais de origem acadêmica nas plataformas científicas Scorpus, Scielo e Google Scholar. Para a composição do corpus de análise, foi considerado apenas os materiais escritos originalmente, ou traduzidos para a língua portuguesa, com um período de rastreio de 5 anos para documentos sobre a pandemia covid-19, e um período de 10 anos para documentos sobre autoconhecimento. Para tanto, foram utilizadas as seguintes palavras-chaves para orientação deste processo investigativo: "Autoconhecimento"; “Pandemia”; “Adolescência”; “Ensino Médio”; “Isolamento Social”; “Ensino Remoto”; “BNCC”;

Resumo (inglês)

The Covid-19 pandemic was a moment in the lives of people worldwide when their realities underwent drastic changes, whether socially, economically, politically, or even internally, in their "being." Nearly two years of social isolation altered the way many activities were carried out, including education, which shifted to remote learning during this period, posing a significant challenge for both teachers and students in adapting their methodologies and learning processes in order to achieve a result that resembled in-person instruction. However, during the pandemic, much of what should have been implemented in classes was left behind or incorporated in a simplified manner during remote teaching. A prime example of this is physical education classes and the self-awareness involved in their practices, which are essential during the high school years when young individuals undergo some of the most significant transformations, directly impacting their self-knowledge. Therefore, the aim of this study was to reflect on self-awareness in physical education classes in high school during times of social isolation. To achieve this, principles of qualitative research were employed to conduct a bibliographic investigation on the subject. In terms of methodological procedures, a process of tracing scientific articles, books, theses, dissertations, and other academic materials was implemented using the scientific platforms Scorpus, Scielo, and Google Scholar. The composition of the analysis corpus considered only materials originally written in Portuguese or translated into Portuguese, with a search period of 5 years for documents on the Covid-19 pandemic and 10 years for documents on self-awareness. The following keywords guided this investigative process: "Self-awareness," "Pandemic," "Adolescence," "High School," "Social Isolation," "Remote Learning," and "BNCC" (National Curriculum Guidelines in Brazil).

Descrição

Palavras-chave

Autoconhecimento, Educação Física, Ensino médio, Isolamento social, Self-awareness, Physical Education, High school, Social isolation

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação