Repository logo
 

Publication:
O autoconhecimento nas aulas de educação física em tempos de isolamento social

dc.contributor.advisorAlves, Flávio Soares [UNESP]
dc.contributor.authorMoreira, Antonio Eduardo Garcia
dc.date.accessioned2023-12-18T20:10:38Z
dc.date.available2023-12-18T20:10:38Z
dc.date.issued2023-11-13
dc.description.abstractA pandemia Covid-19 foi um momento na vida de todas as pessoas do mundo em que suas realidades sofreram mudanças drásticas, seja socialmente, economicamente, politicamente ou até mesmo internamente, em seu “ser”. Foram praticamente dois anos de isolamento social que mudaram o modo como muitas atividades eram realizadas, uma delas, o ensino, que se tornou remoto durante esse período e assim virou um grande desafio para professores e alunos na adequação de suas metodologias e aprendizagem tentando visar um resultado no mínimo parecido de como era presencialmente. Contudo, durante a pandemia muito do que devia ser implementado nas aulas foi deixado para trás ou inserido de um modo pouco complexo durante o ensino remoto, sendo um ótimo exemplo para isso as aulas de educação física e o autoconhecimento envolvido em suas práticas, ponto essencial dentro do período do Ensino Médio, o qual os jovens estão passando por um período na vida onde acontecem algumas das mais importantes transformações, afetando diretamente o conhecimento que eles têm de si mesmos. Com isso, o objetivo deste trabalho foi refletir sobre o autoconhecimento nas aulas de EF no ensino médio em tempos de isolamento social. Para tanto, foi buscado princípios da pesquisa qualitativa para operacionalizar a composição de uma investigação bibliográfica sobre o assunto. Na dimensão dos procedimentos metodológicos, foi operacionalizado um processo de rastreamento de artigos científicos, livros, teses, dissertações e outros materiais de origem acadêmica nas plataformas científicas Scorpus, Scielo e Google Scholar. Para a composição do corpus de análise, foi considerado apenas os materiais escritos originalmente, ou traduzidos para a língua portuguesa, com um período de rastreio de 5 anos para documentos sobre a pandemia covid-19, e um período de 10 anos para documentos sobre autoconhecimento. Para tanto, foram utilizadas as seguintes palavras-chaves para orientação deste processo investigativo: "Autoconhecimento"; “Pandemia”; “Adolescência”; “Ensino Médio”; “Isolamento Social”; “Ensino Remoto”; “BNCC”;pt
dc.description.abstractThe Covid-19 pandemic was a moment in the lives of people worldwide when their realities underwent drastic changes, whether socially, economically, politically, or even internally, in their "being." Nearly two years of social isolation altered the way many activities were carried out, including education, which shifted to remote learning during this period, posing a significant challenge for both teachers and students in adapting their methodologies and learning processes in order to achieve a result that resembled in-person instruction. However, during the pandemic, much of what should have been implemented in classes was left behind or incorporated in a simplified manner during remote teaching. A prime example of this is physical education classes and the self-awareness involved in their practices, which are essential during the high school years when young individuals undergo some of the most significant transformations, directly impacting their self-knowledge. Therefore, the aim of this study was to reflect on self-awareness in physical education classes in high school during times of social isolation. To achieve this, principles of qualitative research were employed to conduct a bibliographic investigation on the subject. In terms of methodological procedures, a process of tracing scientific articles, books, theses, dissertations, and other academic materials was implemented using the scientific platforms Scorpus, Scielo, and Google Scholar. The composition of the analysis corpus considered only materials originally written in Portuguese or translated into Portuguese, with a search period of 5 years for documents on the Covid-19 pandemic and 10 years for documents on self-awareness. The following keywords guided this investigative process: "Self-awareness," "Pandemic," "Adolescence," "High School," "Social Isolation," "Remote Learning," and "BNCC" (National Curriculum Guidelines in Brazil).en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/252107
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectAutoconhecimentopt
dc.subjectEducação Físicapt
dc.subjectEnsino médiopt
dc.subjectIsolamento socialpt
dc.subjectSelf-awarenessen
dc.subjectPhysical Educationen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectSocial isolationen
dc.titleO autoconhecimento nas aulas de educação física em tempos de isolamento socialpt
dc.title.alternativeSelf-awareness in physical education classes during times of social isolationen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.undergraduateEducação Física - IBpt

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
moreira_aeg_tcc_rcla.pdf
Size:
835.75 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

License bundle

Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
license.txt
Size:
2.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:
Loading...
Thumbnail Image
Name:
moreira_aeg_autorizacao_rcla.pdf
Size:
38.18 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: