Estudo analítico sobre a crise do sistema escolar público: produção de discursos, crenças, atores e instituições envolvidas

Imagem de Miniatura

Data

2014-05-29

Autores

Casagrande, Natalia Maria [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The research in question has as its object the purported crisis of the school, in a context in which their policies and strategies seem to be powerless to contain the social problems that stand out. The public schools have difficulties to deal with the complexity of social actors presented in a body corporate that is increasingly fragmented. This study will help in discussions about Sociology of Education and Economic Sociology, by contributing to rethink, in the school environment, the issue of belief and moral in the contemporary public school, in other words, the weakening of cultural belief / moral in detriment of the economic moral. Through an analytical study, the intention is to demonstrate that the category belief / moral - education for culture - gives way to the economic category - education for the market. Such case attempts to deconstruct a dialogue about education that has obvious and legitimating social differences, with the role of the state, school, family and the media in crisis in the school system, by removing from teachers and students the blame for school failure
A pesquisa em questão apresenta como objeto a propalada crise da instituição escolar, em um contexto no qual suas políticas e estratégias de ação parecem ser impotentes para conter as problemáticas sociais que se acentuam. As escolas públicas possuem dificuldades de se relacionar com a complexidade apresentada de atores sociais, em um corpo societário que cada vez mais se transforma. Esse estudo auxiliará em debates acerca da Sociologia da Educação e da Sociologia Econômica, contribuindo para repensar, no âmbito escolar, a questão da crença e da moral vigente na escola pública contemporânea, isto é, o enfraquecimento da crença/moral cultural em detrimento da moral econômica. Por meio de um estudo analítico, o intuito é demonstrar que a categoria moral/crença - educação para a cultura - cede espaço à categoria econômica - educação para o mercado. Assim, busca-se desconstruir um diálogo sobre educação que se apresenta óbvio e legitimador de diferenças sociais, apresentando o papel do Estado, da escola, da família e da imprensa na crise do sistema escolar público, retirando dos professores e dos alunos a culpa pelo dito fracasso escolar

Descrição

Palavras-chave

Politicas publicas, Escolas, Estado, Família, Crises, Ética, Public policy

Como citar

CASAGRANDE, Natalia Maria. Estudo analítico sobre a crise do sistema escolar público: produção de discursos, crenças, atores e instituições envolvidas. 2014. 153 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.