Opiniões e atitudes dos médicos frente às ações promocionais da indústria farmacêutica

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Data

2011

Autores

Fiaschetti, Marco Antonio
Mastroianni, Patrícia de Carvalho [UNESP]
Galduróz, José Carlos Fernandes
Loffredo, Leonor de Castro Monteiro [UNESP]
Chin, Chung Man [UNESP]

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Resumo

The pharmaceutical industry invests heavily in promoting their products, and studies suggest that these actions influence doctor’s prescribing. Therefore, this study aimed to analyze the opinions and attitudes of doctors when facing promotional activities of the laboratories. To this end, questionnaires were sent to doctors in Araraquara (SP) containing statements on the subject. Data analysis included study of the association by the chi-square. The results indicated that physicians relate to the propagandists (98%) by considering them useful (55%), but not as a main source update (86%). For 62% of them their prescriptions are not influenced by such relationships, while 24% disagree that doctors in general are influenced as well as new graduates (37%). The majority also disagrees that are influenced by amenities (86%) or free samples (70%) but only 38% believe their colleagues are not influenced by the samples. As for the ethics of these receipts, 57% considered to be appropriate when benefit patients, but only 32% while for personal use. The results show that doctors are vulnerable to the influences of marketing. Therefore, mechanisms and interventions are needed for prescribing drugs solely by criteria of effectiveness, safety, convenience and accessibility to the patient.
La industria farmacéutica invierte fuertemente en la promoción de sus productos, y los estudios sugieren que esas acciones influyen en la prescripción médica. Este estudio tuvo como objetivo analizar las opiniones y actitudes de los médicos frente a las acciones promocionales de los laboratorios. Estudio de carácter descriptivo, transversal e de observación, con lineamiento de tipo inquisitorio. Con este fin, se enviaron cuestionarios a los médicos en Araraquara (SP). El análisis de datos incluyó el estudio de asociación por la chi-cuadrado. Los resultados indicaron que los médicos se relacionan con los propagandistas (98%) por considerarlos útiles (55%), pero no como una fuente principal de actualización (86%). El 62% de sus recetas no son influenciados por este tipo de relaciones, mientras que el 24%, así como los nuevos graduados (37%), no están de acuerdo en que los médicos en general estén influenciados. La mayoría también no está de acuerdo que sean influenciados por las cortesías (86%) o por las muestras gratuitas (70%), sin embargo, sólo el 38% creen que sus colegas no estén influenciados por las muestras. En cuanto a la ética de estos ingresos, el 57% lo considera adecuado cuando los pacientes se benefician, mientras que sólo el 32%, cuando es de uso personal. Los resultados muestran que los médicos son vulnerables a las influencias de la comercialización, son necesarias mecanismos e intervenciones para que la prescripción de medicamentos sea guiada únicamente por criterios de eficacia, seguridad, comodidad y accesibilidad para el paciente.
A indústria farmacêutica investe maciçamente na promoção de seus produtos, e estudos sugerem que essas ações influenciam a prescrição médica. O objetivo deste estudo foi analisar as opiniões e atitudes de médicos frente às ações promocionais dos laboratórios. A metodologia adotada foi a investigação de caráter descritivo, transversal e observacional com delineamento do tipo inquérito. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário, que foi encaminhado aos médicos de Araraquara (SP). A análise dos dados incluiu estudo de associação por meio do teste de qui-quadrado. Os resultados indicaram que os médicos relacionam-se com os propagandistas (98%) por considerá-los úteis (55%), mas não como fonte principal de atualização (86%). Para 62%, suas prescrições não são influenciadas por tais relacionamentos, enquanto 24%, assim como os recém-formados (37%), discordam que os médicos em geral são influenciados. A maioria também discorda que sejam influenciados pelas cortesias (86%) ou pelas amostras grátis (70%), mas apenas 38% acreditam que os colegas não sejam influenciados pelas amostras. Quanto à ética desses recebimentos, 57% consideram ser apropriado quando beneficiam os pacientes, mas somente 32% quando para uso pessoal. Concluiu-se, com base nas evidências dos resultados, que os médicos são vulneráveis às influências do marketing, sendo necessários mecanismos e intervenções para que a prescrição de medicamentos seja pautada unicamente por critérios de eficácia, segurança, conveniência e acessibilidade ao paciente.

Descrição

Palavras-chave

Marketing of health services, Drug industry, Drug prescriptions, Marketing de servicios de salud, Propaganda de laboratorio, Recetas de medicinas, Marketing de serviços de saúde, Propagandista de laboratório, Prescrições de medicamentos

Como citar

Revista Baiana de Saúde Pública, v. 35, n. 4, p. 932-947, 2011.